
A prefeita Rosalba Ciarlini (PPP) visitou na manhã de ontem, 10, o local onde será construído o Centro Especializado de Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças, na Rua Francisco Pascoal, Santo Antônio, cujas obras começam ainda esta semana. No local, a gestora aproveitou para solicitar ao secretário Executivo de Infraestrutura, Projetos e Serviços Públicos, Yuri Tasso, a limpeza e a manutenção da iluminação pública no bairro.
A construção do CER e seu funcionamento fizeram parte do Plano de Governo de Rosalba, que logo após ser eleita prefeita de Mossoró esteve em Brasília, juntamente com o deputado Beto Rosado (PP), buscando orçamento para a execução do projeto. A obra está orçada em R$ 5 milhões, para serviços que juntarão tecnologia para atender às várias modalidades de cuidado específicas para os diferentes tipos de deficiência.
“O Centro de Reabilitação beneficiará não só a Mossoró, mas será referência em toda a Região, já que nosso município é polo nos serviços de Saúde, por isso fomos à Brasília e conseguimos através do deputado Beto Rosado a liberação de R$ 4 milhões. As obras serão iniciadas ainda desta semana”, garantiu Rosalba Ciarlini.
O local da construção do Centro receberá a vista do Ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), que estará em Mossoró nesta quinta-feira, 12. “Queremos que ele tenha uma visão mais realista da situação da Saúde no interior do Estado, principalmente em Mossoró, por isso fizemos o convite”, continuou a prefeita.
Sobre o CER

O Centro Especializado de Reabilitação tipo IV irá abranger serviços nas modalidades auditiva, física, intelectual e visual.
A habilitação e reabilitação pretendem garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais das pessoas com deficiência para promover sua autonomia e independência.
A unidade de saúde será um importante equipamento para a comunidade do bairro e vizinhança, haja vista os relevantes serviços que deverão ser prestados, bem como a singularidade de sua estrutura física, funcionalidade e conforto ambiental, tanto nas áreas específicas de atendimento aos usuários, quanto nos setores de acesso restrito.
NOTA DO SITE: Benômia Maria Rebouças faleceu aos 44 anos, em 12 de fevereiro de 2016. Cearense da localidade de Boa Viagem, ela era portadora de Osteogênes Imperfecta, doença conhecida como Ossos de Cristal. Ativista do Movimento de Luta das Pessoas com Deficiência e presidente do Fórum de Mulheres com Deficiência em Mossoró, Benômia sempre cobrou a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, como acessibilidade em todos os locais do município, melhor mobilidade urbana e mais inclusão social.