
A Chapecoense será declarada campeã da Copa Sul-Americana 2016. A Conmebol já tomou a decisão, mas não a anuncia ainda por dois motivos.
1) Não quer tratar publicamente do assunto porque avalia que ainda não é o momento adequado para tratar de assuntos esportivos ou administrativos;
2) Precisa resolver a burocracia necessária, como submeter a decisão ao Conselho da Conmebol (antigo Comitê Executivo) que só volta a se reunir em 21 de dezembro.
Fontes ouvidas pelo GloboEsporte.com na Conmebol, na CBF e na Fifa não acreditam que poderá haver oposição a essa ideia, por isso a tratam como um fato consolidado.
Desta maneira, a Chapecoense estará automaticamente garantida na fase de grupos da Copa Libertadores de 2017, assim como na decisão da Recopa, título que vai decidir contra o Atlético Nacional de Medellín.
O clube colombiano seria o rival da Chape na decisão da Copa Sul-Americana que nunca foi disputada. O Nacional de Medellín pediu publicamente para a Conmebol declarar a Chape campeã. Será atendido.
A taça

Atual campeão do torneio, o Santa Fé, da Colômbia, entregou o troféu da Sul-Americana a dirigentes do clube catarinense em Medellín.
“Procuramos o mesmo sonho, esta taça é também de vocês”, escreveu o Santa Fé nas redes sociais.
Encontrada no local do acidente, uma camisa do atacante Kempes, uma das 71 vítimas da queda do avião do time, também foi entregue à Chapecoense. O uniforme, achado por uma moradora da região do acidente, será entregue à viúva do jogador.