As atividades da Semana de Consciência Negra na cidade de Areia Branca serão encerradas neste sábado, 26, com atos cultural e religioso na Casa de Cultura de Matriz Africana Ilé Asé Dajó Ìyá Omí Sàbá, a partir das 19h, na rua Duque de Caxias, nº 362, Centro.
“O intuito do evento é marcar a data com apresentações artísticas e culturais que enaltecem o papel das pessoas, em especial dos negros que no passado foram arrancados de suas terras para serem escravizados no Brasil, enfrentando preconceito até os dias atuais”, informa o babalorixá de candomblé, Noamã Pinheiro.
Além de adeptos das religiões de matriz africana da cidade, a organização espera receber um grupo estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que farão pesquisa de campo durante o ritual.
Seminário de Raça
Durante todo o dia de ontem, 25, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Areia Branca (Sinspumab) em parceria com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Municipais do RN (Fetam-RN), promoveram o primeiro Seminário de Raça: Igualdade de direitos e oportunidades.
Realizado na Câmara Municipal, o seminário reuniu autoridades de governo e palestrantes convidados que debateram sobre questões relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no último dia 20.
Discussões em torno da construção da identidade negra e da desmistificação das religiões de matrizes africanas estiveram na pauta das rodas de conversas promovidas.