Luciano Oliveira - [email protected]

Educadores Olivá José, Maria Antonia e Marta Pereira, presidente do CME (Foto: Arquivo pessoal/Facebook)

Presidente do CME de Areia Branca homenageia todos os professores neste 15 de outubro

Educadores Olivá  José, Maria Antonia e Marta Pereira, presidente do CME (Foto: Arquivo pessoal/Facebook)
Educadores Olivá José, Maria Antonia e Marta Pereira, presidente do CME (Foto: Arquivo pessoal/Facebook)

A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.

D. Pedro II dizia: “Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”.

Ser professor é exercer uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, a qual entende-se ir mais além de uma profissão, tornar-se uma missão honrosa com muitos espinhos, mas as sementes germinadas entre os mesmos tornam-se flores diversas, árvores frondosas, relvas que se espalham pelos mais diferentes jardins.

O Conselho Municipal de Educação (CME) de Areia Branca entende que os professores são os responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo e social dos pequenos seres humanos que ao passar dos anos se tornarão cidadãos.

Portanto, nesta data magnífica de 15 de outubro homenageia todos os Professores que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior. Bem como saúda os aposentados.

Qualquer solenidade que enalteça a função dos professores ainda não é suficiente para dignificá-lo na sociedade.

São eles que motivam os alunos a buscarem o saber; instigam os valores humanos e sociais; despertam os conceitos e experiências individuais e coletivas às e aos cidadãos e cidadãs, tudo isso para que se apropriem do lúdico, do prazeroso, da criticidade, afastando-os dos vícios e mazelas. Não se está estimulando a utopia, mas afirmando que é possível sonhar e construir juntos uma sociedade mais justa e igualitária a partir do conhecimento adquirido numa sala de aula, tão pouco valorizado.

Registramos nosso respeito e admiração aos professores e professoras de modo geral, em especial do município de Areia Branca.

Cada professor, cada professora tem no sobrenome a “Esperança”; no coração o “Amor ao próximo” e no olhar a “Oração” intercedendo a Deus por àqueles/aquelas a quem Ele os/as confiou durante sua formação acadêmica.

Nossos parabéns a todos que fazem da docência algo sublime, apesar das dificuldades e percalços. Desejamos a iluminação divina sobre todos vocês hoje e sempre!

Em nome dos membros do CME

Marta Pereira Soares de Aquino

Presidente do CME

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade