![Plenário da Casa terá composição renovada a partir de janeiro do próximo ano (Foto: Luciano Oliveira)](https://costabrancanews.com/wp-content/uploads/2016/10/PLENÁRIO-DA-CÂMARA-.jpg)
Seis caras novas estão entre os eleitos e reeleitos para a legislatura 2017-2020 na Câmara Municipal de Areia Branca. Uma renovação esperada, levando em consideração que cinco dos atuais vereadores não disputaram a reeleição.
Entre os reeleitos, o vereador Alderi Batista de Souza (PMDB) é o que tem mais tempo na Câmara. Ele vai exercer o sétimo mandato consecutivo.
Na sequência, serão destacados os 11 vereadores eleitos e reeleitos no último domingo, 2, considerando o número de mandatos em ordem crescente.
Mais votado nas eleições deste ano pelo PC do B, com 1.353 votos Renan Souza (à esq.)) chega à Câmara Municipal para exercer o primeiro mandato. Ele substituiu o pai e vereador Dijalma da Silva Souza (PC do B), que teve o registro de candidatura indeferido.
Eleito para o primeiro mandato, “Kinho de Beguinho” (PSD) teve 1.030 votos. Estreante na vida pública, teve como responsável pela sua eleição o pai ex-prefeito e médico Ruidenberg Ferreira Souto, “Beguinho” (PSD).
Outro estreante na Casa será Samuel Lemos (PSD), eleito para o primeiro mandato com 715 votos. Ele é filho do vereador José Nazareno de Lemos (PSB), que depois de exercer seis mandatos consecutivos, renunciou à candidatura à reeleição para lançar o filho.
Estreante, Waguinho Tavernard (PSD) chega ao primeiro mandato com 585 votos. Ele é de família que direto e indiretamente tem tradição na política local.
Única mulher eleita para a futura legislatura, a professora Rebeca Melo (PTN) obteve 550 votos. Ele é filha do ex-vereador Roberto Gonçalves (PTN), seu principal apoiador na recente campanha eleitoral.
O ex-vereador Manoel Joaquim dos Santos, “Manezinho do Mel” (PMDB), está de volta à Casa, depois de ter sido eleito neste domingo com 492 votos. Foi um dos mais influentes líderes políticos de Ponta do Mel, no passado, tendo exercido vários mandatos de vereador. Embora tenha perdido fôlego junto aos eleitores da vila-praia, saiu de lá os votos que o elegeu no domingo.
Reeleitos
O vereador Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PP), atual presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, foi reeleito para o segundo mandato com 1.163 votos. O segundo mais votado na eleição deste ano.
O vereador Antônio Carlos (PC do B) foi reeleito para o segundo mandato com 841 votos. Embora tenha sido uma boa votação, pelo trabalho que ele desenvolveu em plenário e junto à população, esperava-se mais.
O vereador Duarte Júnior (PTN) foi reeleito para o segundo mandato com 637 votos. Uma votação aquém da esperada pelo edil, que fez uma campanha arrojada, com projeção para mais de mil votos.
O vereador Aldo Dantas (PSDB) foi reeleito para o quarto mandato com 1.064 votos. Os três primeiros mandatos ele se elegeu pelo PMDB, mas este ano fez opção pelo PSDB e com essa expressiva votação coloca o partido tucano entre os que terão representatividade no Legislativo.
O veterano na Casa, vereador Alderi Batista de Souza (PMDB), foi reeleito para o sétimo mandato consecutivo, com 459 votos. Alderi saiu vitorioso das urnas nos pleitos eleitorais realizados no município nos anos de 1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016.
Fotos: Jailton Rodrigues / Erivan Silva / Material de campanha