
Cinco dos 11 vereadores atuais não estarão na Câmara Municipal de Areia Branca, na próxima legislatura. Três deles, pelo fato de não concorrerem à reeleição e os outros dois porque disputam na majoritária, como candidatos a vice-prefeito.
Vereadores experientes como José Nazareno de Lemos (PSB) e Dijalma da Silva Souza (PC do B) foram barrados pela Justiça Eleitoral por problemas com a prestação de contas do período em que foram presidentes do Legislativo municipal.

O vereador Nazareno Lemos nem esperou o julgamento final do seu pedido de registro de candidatura, renunciou em favor do filho Samuel Lemos (PSD), que será candidato substituindo o pai.
Com a experiência acumulada nos seis mandatos consecutivos na Câmara, Nazareno Lemos explicou que até podia esperar o veredito da Justiça Eleitoral e caso tivesse a candidatura indeferida, poderia entrar com recurso e seguir na campanha. “Para evitar estresse futuro e mesmo pelo fato de correr contra o relógio, devido o prazo para recorrer da decisão da Justiça, em família decidimos que o melhor seria renunciar e apresentar meu filho Samuel como candidato. Era uma possibilidade que já vinha sendo admitida e fizemos a coisa certa, até porque se trata de um jovem com muitos conhecimentos em Administração Pública, tem um vasto círculo de amigos e se Deus quiser vai dar tudo certo”, comentou.

Já o vereador Dijalma Souza, mesmo tendo esperanças que a situação seria revertida e sua candidatura seria deferida, por precaução fez o mesmo que Nazareno, lançou a pré-candidatura do filho Renan Souza (PC do B) que foi homologada na convenção do partido, em junho. Quando a juíza eleitoral da 32ª Zona, Uefla Fernandes publicou sua decisão ontem, 12, indeferindo sua candidatura à reeleição, Dijalma automaticamente anunciou o filho como seu substituto.

O vereador João Ferreira Tavernard Souto Neto, “João de Beguinho” (PP), anunciou com antecedência que não concorreria à renovação do mandato. Os vereadores Sandro Góis (PV) e João Paulo Borja (PSB) são companheiros de chapa dos candidatos a prefeito Toninho Cunha (PHS) e Iraneide Rebouças (PSD), respectivamente.
Vereadores no exercício do mandato que concorrem à reeleição: Alderi Batista (PMDB), Aldo Dantas (PSDB), Antônio Carlos (PC do B), Antônio Luiz Neto, “Tonho da Cohab” (PDT), Duarte Júnior (PTN) e Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PP).
Novatos podem ser maioria

Assim, já estão asseguradas cinco vagas para os novatos na próxima legislatura, independente do desempenho dos outros seis vereadores de mandato que disputam a reeleição. Quadro que favorece amplamente os veteranos da Casa.
Com cerca de 80 candidatos, a eleição proporcional no município marcha para um final imprevisível. Entre os seis vereadores que lutam para renovar o mandato, há quem diga que pelo menos dois ficarão pelo caminho. Prosperando essa análise, apenas quatro se juntariam com sete “caras novas” que estreariam na Câmara a partir de janeiro de 2017. Uma renovação histórica!



