
A partir desta segunda-feira, 4, estão oficialmente suspensas as atividades da Inspetoria da Receita Federal do Brasil (IRF) em Areia Branca, pelo prazo de dois anos. É o que diz a Portaria RFB nº 1.045, de 29 de junho de 2016, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30 do mês passado.
Conforme o documento assinado pelo secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Antonio Deher Rachid, durante o período de suspensão o atendimento ao contribuinte areia-branquense será prestado na Delegacia da Receita Federal de Mossoró (CAC).
No Rio Grande do Norte, além de Areia Branca a Receita Federal também suspendeu pelo mesmo período, dois anos, as atividades da unidade da cidade de Macau, que agora faz parte da jurisdição de Mossoró.
Além de mexer com a estrutura das famílias dos servidores que agora terão que ser removidos para Mossoró, a suspensão das atividades das Inspetoria da RFB em Areia Branca trará grandes prejuízos para o município e dificuldades para o cidadão que utilizava a prestação de serviços do órgão, na cidade.
Com a transferência de toda a estrutura da unidade para Mossoró, os areia-branquenses terão que se deslocar para a vizinha cidade, perfazendo um percurso de 100 km (ida e volta) para pagar um imposto, por exemplo. Além do mais, o custo da Inspetoria local era muito pequeno em relação ao serviço prestado à sociedade.