Luciano Oliveira - [email protected]

Vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza (Foto: Reprodução)

II Ursap reunirá municípios da jurisdição para discutir estratégias para a vacinação contra a influenza

Vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza (Foto: Reprodução)
Vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza (Foto: Reprodução)

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) com sede em Mossoró, por meio do Programa Regional de Imunizações e Secretarias Municipais de Saúde, realizará nesta quinta-feira, 14, às 9h, no auditório da unidade de saúde, uma reunião para discutir estratégias para a Campanha Nacional contra a Influenza.

A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 30 de abril a 20 de maio de 2016, sendo 30 de abril, o dia de mobilização nacional.

A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. Serão disponibilizadas vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Sanofi Pasteur.

O evento desta quinta-feira será direcionado aos coordenadores do Programa Municipal de Imunizações e vacinadores. Estarão presentes à reunião a coordenadora regional do Programa de Imunizações da II Ursap, enfermeira Janine de Paulo Pinto, e os técnicos do programa, Lucinete Almeida e Jorge Motta. São esperadas 52 pessoas para o evento. O slogan da campanha é: “Contra a gripe, seu escudo e a vacinação”.

Segundo a coordenadora regional do Programa de Imunizações da II Ursap, enfermeira Janine de Paulo Pinto, o objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) contando com recursos da União, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e secretarias municipais de Saúde.

“Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes (todas as gestantes em qualquer idade gestacional), as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde (públicos e privados), os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (doença cardíaca crônica, doença renal crônica, diabetes, obesos, transplantados, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, dentre outras), os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional”, informa a coordenadora regional do Programa de Imunizações da II Ursap, enfermeira Janine de Paulo Pinto.

A estimativa populacional para a Campanha Nacional contra a Influenza na jurisdição da II Ursap é de 139.745 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários. Nos 26 municípios da II Ursap espera-se vacinar 111.796 pessoas. Em Mossoró há uma população de idosos de 24.885 pessoas. Em Açu (5.488 idosos), Apodi ( 3.924), Areia Branca (2.958), Caraúbas ( 2.669). Em Açu existem 76 indígenas (comunidade dos Caboclos).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade