A Coordenadoria de Eleições, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE), promoveu na tarde de quarta-feira, 12, a Formação de Multiplicadores para a Coordenação de Acessibilidade nas Eleições 2026. A capacitação reuniu chefes de cartórios eleitorais de todo o Rio Grande do Norte e teve como objetivo prepará-los para atuar como multiplicadores junto aos coordenadores de acessibilidade que estarão nas seções eleitorais durante o pleito.
O treinamento foi ministrado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/AGE), com conteúdo elaborado em conjunto com a Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), e está baseada na Resolução TSE nº 23.759/2026.
Durante a formação, foram apresentadas orientações sobre a atuação dos coordenadores de acessibilidade, que deverão estar presentes durante todo o dia da eleição. Entre as atribuições estão verificar as condições de acessibilidade do local de votação, orientar e acompanhar eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e auxiliar no encaminhamento de ocorrências ao final dos trabalhos.
Segundo Adriana Karla Oliveira, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, a capacitação busca preparar os chefes de cartório para que eles possam reproduzir as orientações às equipes que atuarão nas eleições. “Os chefes de cartório vão fazer o treinamento dos mesários e dos coordenadores. Então, eles são as primeiras pessoas que precisam estar sensibilizadas para atuar com o público com deficiência “, destaca.
A formação também abordou a importância do acolhimento e da empatia na atuação dos coordenadores, além da necessidade de padronizar os procedimentos em todos os locais de votação. Entre as novidades para 2026, está a inclusão expressa das pessoas com transtorno do espectro autista na lista de prioridades e a ampliação da garantia de acompanhante para incluir o atendente pessoal da pessoa com deficiência.
Neste ano, o projeto Coordenador de Acessibilidade será ampliado para todo o Rio Grande do Norte. Nas eleições anteriores, a iniciativa havia sido implementada em Natal e na região metropolitana. Além da exposição dos conteúdos, a programação contou com um momento de perguntas e respostas, permitindo que os participantes esclarecessem dúvidas sobre os procedimentos e as situações que poderão ser encontradas durante o dia da eleição.
A capacitação integra a programação de treinamentos do TRE-RN para as Eleições 2026, realizada entre os dias 12 e 14 de agosto, que também inclui o treinamento sobre Sistemas Eleitorais e Urnas Eletrônicas.