O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) anunciou, nesta sexta-feira, 26, que seu sistema de dados está plenamente apto para a quitação de débitos veiculares via Pix. A medida cumpre a Lei nº 12.615/2025, publicada na edição desta sexta do Diário Oficial do Estado (DOE), e abrange taxas de licenciamento, IPVA, Taxa de Bombeiros e infrações de trânsito.
A modalidade de pagamento instantâneo faz parte do programa de modernização eletrônica da autarquia. Embora a ferramenta já estivesse sendo disponibilizada gradualmente, a nova legislação oficializa e garante o direito do usuário de regularizar a situação do veículo com compensação imediata de valores.
Para utilizar o sistema, o proprietário do veículo deve seguir as seguintes etapas:
1. Acessar o Portal de Serviços do Detran/RN (portal.detran.rn.gov.br);
2. Realizar o login através da conta Gov.br;
3. Clicar na aba “Veículo” e selecionar a opção “Meus Veículos”;
4. Na tela, serão exibidos os débitos existentes. Basta selecionar a taxa desejada e emitir o código Pix.
Uma das principais vantagens da quitação via Pix é a agilidade na atualização do documento. Após realizar o pagamento, o usuário deve retornar à opção “Meus Veículos” no portal.
Ao clicar no modelo do carro ou moto, aparecerão dois botões azuis: “+ Atualizar CRLV” e “+ Emitir CRLV-e”. O Detran orienta que o usuário clique primeiro em atualizar para que o sistema reconheça a baixa dos débitos. Em seguida, o documento atualizado ficará disponível para visualização e impressão.
A modernização integra o conjunto de ferramentas do órgão para facilitar o acesso aos serviços e reduzir a burocracia para os condutores potiguares.