A decisão abrange servidores ativos, aposentados e pensionistas da Sesap (Foto: Reprodução)

Justiça do RN manda governo pagar 13º salário da Saúde até o fim de dezembro

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou que o governo estadual quite o 13º salário de 2025 ainda em dezembro para os servidores vinculados à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A decisão foi proferida na sexta-feira, 19, pelo juiz Airton Pinheiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal.

A ordem judicial atende a uma ação proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do RN (Sindsaúde-RN), apresentada após declarações do próprio governo indicarem a possibilidade de atraso no pagamento da gratificação natalina, contrariando o que prevê a legislação.

Ao conceder tutela antecipada, o magistrado determinou que o 13º salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da Sesap seja pago até o último dia de dezembro de 2025. Na fundamentação, o juiz ressaltou o caráter alimentar da verba e destacou o risco de prejuízo financeiro aos servidores caso o pagamento fosse postergado.

Segundo a decisão, a Constituição do Estado do Rio Grande do Norte assegura que os vencimentos dos servidores públicos estaduais devem ser quitados até o último dia de cada mês, além de garantir o direito ao 13º salário nos mesmos moldes previstos na Constituição Federal.

A Secretaria de Administração do Estado informou que a folha de pagamento já está fechada e que aguarda uma definição da Secretaria da Fazenda (Sefaz) sobre a disponibilidade de recursos para autorizar o pagamento. A Sefaz, por sua vez, não se manifestou até a última atualização desta reportagem.

Além do Sindsaúde-RN, outros sindicatos de servidores estaduais anunciaram medidas semelhantes na Justiça. Entre eles, o Sinsp, que representa servidores da administração direta, e o Senai, ligado a categorias da administração indireta, que divulgaram a iniciativa em redes sociais.

Com informações g1 RN

Compartilhe:

guest

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Jansenio A. Diniz
Jansenio A. Diniz
10 meses atrás

O problema é que o Juiz de primeiro grau concedeu/deferiu a tutela antecipada sobre o pagamento do 13º salário de 2025 seja efetuado ainda em dezembro para os servidores vinculados à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), mas o(s) Desembargador (es) no caso segundo grau derruba tal decisão como ocorreu nos exercícios anteriores.

Jansenio Almeida Diniz
Jansenio Almeida Diniz
10 meses atrás

O problema é que o Juiz de primeiro grau concedeu/deferiu a tutela antecipada sobre o pagamento do 13º salário de 2025 seja efetuado ainda em dezembro para os servidores vinculados à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), mas o(s) Desembargador (es) no caso segundo grau derruba tal decisão como ocorreu nos exercícios anteriores.

publicidade