Na reta final do calendário ordinário de 2026, da Câmara Municipal de Areia Branca, os vereadores devem votar até a próxima terça-feira, 16, o projeto de lei que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) que estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. O texto-base de autoria do Poder Executivo passou por audiência pública presencial em setembro passado e se encontra em análise nas respectivas comissões da Casa Legislativa.
Em 2026, a Prefeitura de Areia Branca estima uma arrecadação de R$ 186.658.500,00 milhões. Em contrapartida, o governo municipal prevê uma despesa no mesmo valor da Receita Orçamentária, fixada em R$ 186.658.500,00 milhões. O valor inclui todos os gastos e as despesas do município para o próximo ano.
O orçamento anual é o instrumento que transforma o planejamento governamental em realidade, viabilizando assim a execução de ações necessárias para alcançar os objetivos e metas estabelecidos no Plano Plurianual (PPA) para 2026 a 2029.
Durante este período de análise, os vereadores poderão propor ajustes, redirecionamento de recursos e novas prioridades, por meio das emendas parlamentares, antes da votação final do projeto em plenário.