Luciano Oliveira - [email protected]

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Evaristo Sá/AFP)

Lula proíbe uso de linguagem neutra na administração pública

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que proíbe o uso de linguagem neutra na administração pública em todos os níveis, como a União, estados e municípios. A regra, aprovada pelo Congresso, determina que órgãos públicos sigam apenas a norma culta da língua portuguesa, impedindo o uso de expressões como “todes” e outras variáveis. A informação é da Gazeta do Povo.

A linguagem neutra é utilizada por grupos que não se identificam com o gênero masculino ou feminino, mas não possui previsão na norma oficial da língua. A decisão do governo reverte episódios recentes em que ministros foram criticados por usar esse tipo de termo em eventos oficiais, sob a justificativa de promover inclusão.

“Não usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas, ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”, diz trecho da legislação sancionada na última semana.

A lei foi proposta após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter suspendido diversas legislações estaduais e municipais referentes a isso nos últimos dois anos. A Corte afirmou que apenas a União pode definir normas gerais de linguagem no serviço público, o que reforçou a necessidade de regulamentação nacional. Com a sanção presidencial, a diretriz passa a valer para todas as esferas de governo.

Compartilhe:

guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Enos
Enos
2 meses atrás

Muito bem executado a proibição da linguagem neutra no âmbito da administração publica pelo congresso. Pois a comunicação tem ser clara, objetiva e seguir os padrões da norma culta da gramática e da língua portuguesa.

publicidade