O Rio Grande do Norte está se consolidando como um polo de mobilidade elétrica, com a infraestrutura para veículos eletrificados crescendo em ritmo acelerado. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) de outubro de 2025 mostram que o Estado ultrapassou a marca de 300 eletropostos instalados, totalizando 303 pontos de recarga. A notícia é do Portal Diário do RN.
A expansão da rede de recarga acompanha o aumento significativo nas vendas de veículos eletrificados (leves e híbridos), que cresceram 37,4% no RN em 2025 (de 1.918 para 2.635 unidades comercializadas entre janeiro e outubro).
Essa combinação resultou em uma proporção favorável de 15,27 veículos por ponto de recarga, melhor que a média nacional de 19,91 veículos por eletroposto.
Detalhes da Infraestrutura:
. Total de Eletropostos: 303
. Carregadores Lentos (AC): 209
, Carregadores Rápidos (DC): 94 (capazes de carregar de 20% a 80% da bateria em cerca de 30 minutos)
. Concentração: Natal concentra 44% do total de eletropostos semipúblicos.
O aumento dos carregadores rápidos é visto como estratégico pela ABVE, facilitando a rotina de motoristas que usam o veículo para transporte de pessoas, permitindo recargas rápidas para continuar o trabalho.
Economia e Uso Doméstico
Segundo especialistas, a maior parte dos proprietários de veículos elétricos (cerca de 80%) opta por carregar o carro em casa ou no trabalho. O uso de carregadores residenciais, especialmente combinado com a energia solar abundante no RN, pode reduzir os gastos com automóveis em até um terço, oferecendo uma economia de 100% sobre o combustível fóssil.
Apesar do avanço, há motoristas que preferem os modelos híbridos pela versatilidade na hora de abastecer, embora a autonomia dos elétricos já ultrapasse os 300 km.
Desafios e Fiscalização
O principal desafio da mobilidade elétrica no RN ainda reside na autonomia e na infraestrutura em rodovias, embora a instalação de eletropostos nas BRs esteja aumentando.
Paralelamente à expansão, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) iniciou uma força-tarefa de fiscalização nos eletropostos em novembro de 2025. O objetivo é garantir a segurança das instalações e prevenir riscos como choque elétrico e incêndio, devido à alta carga elétrica que esses equipamentos operam.