O Rio Grande do Norte descartou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol a partir da ingestão de bebida alcóolica. O caso foi registrado em Natal. A notícia é do g1 RN.
Um homem chegou a ficar internado em um hospital de Natal com dificuldades de enxergar. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado, coletou amostras de sangue, fez a análise e descartou a intoxicação.
O exame foi realizado com um equipamento de alta precisão chamado cromatógrafo gasoso, que consegue detectar o metanol em pequenas doses.
A suspeita foi registrada oficialmente pela Vigilância Sanitária do Estado. A pessoa foi liberada do hospital de acordo com a Secretaria de Saúde de Natal.
Mais de 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas são investigados no Brasil.
Os casos acenderam o alerta em todo o país. O Procon Natal anunciou que vai notificar distribuidoras de bebidas da capital potiguar e monitorar os produtos vendidos. Também serão intensificadas as fiscalizações em bares e restaurantes nos próximos dias.
Sintomas
O metanol é um solvente altamente tóxico, com ingestão frequentemente associada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Os principais sinais e sintomas são dor abdominal, visão adulterada, confusão mental e náusea que podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância.
O que fazer
Diante desses sintomas, o paciente deve procurar o atendimento médico no serviço de emergência mais próximo a sua casa e o profissional de saúde deve ligar para o CIATox da sua região para que o serviço de saúde faça a notificação e a investigação do caso.