Luciano Oliveira - [email protected]

A Desembargador Silvério Soares foi a primeira escola de ensino de 2º grau do município (Foto: Google/Reuwer Dantas)

Câmara realiza Sessão Solene nesta terça pelos 50 anos da Escola Desembargador Silvério Soares

A Câmara Municipal de Areia Branca realiza Sessão Solene nesta terça-feira, 23, às 9h, em homenagem aos 50 anos da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Desembargador Silvério Soares, que funciona na zona urbana da cidade.

Na oportunidade, a direção da escola receberá uma comenda concedida pela Câmara, por iniciativa do vereador Sandro Góis (União Brasil), em reconhecimento pelos bons serviços prestados pelo estabelecimento de ensino no município, na área educacional.

A escola foi fundada no ano de 1975 pelo prefeito da época, Carlos Antônio Soares. Denominado Centro Educacional Desembargador Silvério Soares, Ensino de 2° Grau (CEDSS), em homenagem ao desembargador areia-branquense, Silvério Soares, teve como primeira diretora a professora Nina Ribeiro Rebouças (in memoriam) e era mantida pela Prefeitura Municipal em convênio com o Governo do Estado.

O ex-prefeito Carlos Antônio Soares, fundador da escola, com a esposa Neidinha Solon e o atual diretor do estabelecimento de ensino, Olivá José Oliveira (Foto: Reprodução)

Criada, inicialmente, com o Curso Magistério, ampliou a oferta com o Curso Auxiliar de Escritório no ano seguinte, formando dezenas de turmas nessas habilitações até a implantação gradativa da atual Estrutura Curricular, que legitima o Ensino Médio como Educação Básica, de acordo com a LDB n° 9.394/96.

Em 1998, sob a direção da professora Antônia Maria da Silva, iniciou-se o processo de estadualização do CEDSS. Em 15 de junho de 2000, pelo Decreto n° 14.943, a escola foi incorporada à rede estadual de ensino e passou a ser denominada Escola Estadual Desembargador Silvério Soares, Ensino Médio. Mesmo após a estadualização, permaneceu o sistema de parceria com o município. Desde 1981, a escola funcionava na Rua Coronel Fausto, 74, no centro da cidade.

A gestão democrática teve inicio em 2006 de acordo com a Lei Complementar Nº 290 publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte em 17/02/2005, tendo como gestor eleito Raimundo Nonato Gurgel, na época a escola aderiu ao Programa Ensino Médio Diferenciado, o qual, funcionava em três turnos, atendendo clientela das zonas urbana e rural e profissionais de setor econômico.

Em 2009 a escola foi contemplada com mais um programa, Ensino Médio Inovador que trabalhava com sistema de semestralidade nos três turnos, contemplando 22 turmas. Em 2012 o noturno deixou de funcionar, ficando a escola restrita ao matutino e vespertino. À noite a escola tornou-se núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com oferta dos cursos de Turismo e Gestão Ambiental. Em 2015, o núcleo foi desativado. Decreto Normativo 26.602 de 3 de fevereiro de 2017, transforma a Escola Estadual Desembargador Silvério Soares, em Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Desembargador Silvério Soares, situada na Avenida Fortaleza, bairro Nordeste.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade