A cidade do Assú viveu, na sexta-feira, 19, um momento histórico para a saúde pública. Foi assinada a ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), obra que representa um marco de investimento, inclusão e qualidade de vida para a população. Com um aporte superior a R$ 7 milhões, viabilizado por meio do Novo PAC do Governo Federal, o CER IV será referência regional no atendimento a pessoas com deficiências físicas, intelectuais, visuais e auditivas, além de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A nova estrutura terá capacidade para realizar mais de 6 mil procedimentos mensais, contando com uma equipe multiprofissional de cerca de 40 profissionais entre médicos, psicólogos e terapeutas. Entre os atendimentos especializados, a unidade oferecerá consultas com otorrinolaringologista, neurologista ou psiquiatra, ortopedista e oftalmologista, além do trabalho integrado de fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, pedagogo, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A expectativa é beneficiar aproximadamente 700 pacientes por mês, promovendo reabilitação, autonomia e cidadania. Além de oferecer ambientes modernos para atendimentos especializados nas áreas auditiva, física, intelectual e visual, o espaço contará ainda com setores de apoio, estimulação precoce e convivência.
Para o prefeito Lula Soares (Republicanos), a obra simboliza uma virada de página na história da saúde de Assú. “O CER IV é mais do que um prédio, é um símbolo de inclusão, cuidado e dignidade. Estamos investindo em um equipamento que vai transformar vidas, oferecendo assistência completa e especializada para nossa população. Muitas famílias que antes precisavam se deslocar para outras cidades vão poder contar com esse serviço aqui mesmo, em Assú, perto de casa. É importante destacar que o CER IV é o mais completo entre todos os modelos. Este é um investimento que nasce do compromisso da nossa gestão em colocar as pessoas em primeiro lugar.”, destacou o gestor.
O evento de assinatura contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e representantes da comunidade. O ato acontecerá no local da obra, na Rua José Osias da Silva, no bairro Meus Amores, ao lado do cemitério Beata Irmã Lindalva.
Também estiveram presentes a vice-prefeita, Isabela Morais (PT); a senadora Zenaide Maia (PSD); o presidente da Câmara de Vereadores de Assú, Júnior do Trapiá (PT), representando os vereadores; o ex-prefeito Gustavo Soares; as secretárias Viviane Lima (Saúde) e Jhéssica Marques (Obras), representando os demais vereadores; representantes da Instituições das instituições APAE – Radimak Freire; e AMAAVA – Thais Patrícia de Souza; a coordenação da 2ª USARP e representado do Governo do Estado, Emiliana Bezerra.
Fotos: Divulgação/PMA