Luciano Oliveira - [email protected]

Pedro do Atum (camisa branca, em destaque), Wilson Justiniano (camisa vinho) e Vinicius Seixas (camisa preta, sentado) representaram o município no evento (Foto: Divulgação)

Representação de Areia Branca apresenta pleito em defesa da pesca do atum em reunião do CPG com setor pesqueiro nacional

Em defesa da pesca do atum em Areia Branca e na região, uma representação do município composta pelo presidente da Associação dos Proprietários de Barcos de Pesca do Rio Grande do Norte (Aspern), Pedro Gilson Dias de Araújo, o Pedro do Atum, e os consultores técnicos Vinicius Seixas e Wilson Justiniano, participou da 6ª Reunião Ordinária do Comitê Permanente de Gestão (CPG) Atuns e Afins, realizada em Fortaleza, no Ceará.

O evento, realizado na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) nos dias 22 e 23 de maio, reuniu representantes do CPG Atuns e Afins em torno de uma extensa agenda voltada para a sustentabilidade e o fortalecimento do setor pesqueiro nacional.

Conforme Pedro do Atum, no encontro foram abordados temas importantes, como a busca de mecanismos que incentivem a exportação de atum, com atenção especial às operações realizadas no Rio Grande do Norte e Ceará, entre outros.

Durante a apresentação realizada pelo representante da Aspern, consultor Vinicius Seixas, em parceria com Wilson Justiniano, foram destacadas propostas para viabilizar e facilitar a exportação do atum capturado por meio da pesca de cardumes associados, modalidade predominante no litoral nordestino. A iniciativa visa elevar a qualidade do pescado, atender exigências do comércio internacional e ampliar a competitividade do produto brasileiro no mercado global.

Além dos aspectos comerciais, a discussão reforça o compromisso do CPG com a sustentabilidade dos recursos marinhos e o alinhamento do Brasil às normas e acordos internacionais de pesca responsável, fundamentais para garantir o futuro da atividade pesqueira e a segurança alimentar Mundial.

CPG Atuns e Afins

O CPG, instituído pela Portaria Interministerial MPA/MMA nº 1/2011, é um comitê técnico e consultivo que reúne governo, setor produtivo, comunidade científica e sociedade civil. Sua missão é promover a gestão sustentável da pesca de atuns e espécies relacionadas no Brasil, elaborando planos de manejo, propondo medidas de ordenamento como cotas e defesos, monitorando a atividade pesqueira e representando o país em fóruns internacionais como a ICCAT.

Com informações TV Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade