As frutas nos quintais produtivos trazem uma série de benefícios importantes, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente e a qualidade de vida. Nos dias 14 e 15 de maio, o Vale Sustentável distribuiu 936 mudas frutíferas de espécies como acerola, graviola, umbu, pinha, pitanga, maracujá, tamarindo, mangas cuité, maranhão, espada e rosa, para famílias das Vilas Paraná e Santa Catarina, em Serra do Mel, no Rio Grande do Norte. A ação busca fortalecer a agricultura familiar, garantindo a soberania alimentar das comunidades atendidas.
O projeto Vale Sustentável é executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Com a produção própria os agricultores podem evitar o desperdício de frutas compradas em excesso, reduzindo gastos com compras no supermercado. O cultivo de frutas pode ser uma ótima ferramenta de educação ambiental para crianças, promovendo também momentos em família ao cuidar das plantas e colher os frutos juntos.
As frutíferas contribuem também para a preservação da biodiversidade, atraindo polinizadores como abelhas e pássaros. Além de incentivar o consumo regular de alimentos naturais, o que contribui para a prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, as árvores frutíferas ajudam na melhorar a qualidade do ar e a retenção de água no solo.
Fotos: Jaqueline Rondon