A apresentação da campanha “Faça Bonito”, em alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi o destaque da sessão ordinária desta quinta-feira, 15, na Câmara Municipal de Areia Branca.
Após a leitura do expediente, o presidente da Casa, vereador Renan de Lima Souza (União Brasil), colocou a tribuna à disposição da secretária de Assistência Social, Francisca Batista, que estava acompanhada por uma equipe de profissionais do órgão e conselheiros tutelares do município.
Para o vereador Cliverson Ferreira (PP), o tema abordado pelos profissionais da Secretaria de Assistência Social foi de extrema importância, pois combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é dever de todos.
Os profissionais destacaram a importância da conscientização da sociedade para a proteção dos direitos da infância e adolescência. A campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, que completa 25 anos em 2025, reforça o compromisso coletivo com essa causa tão urgente.
Cliverson destacou ainda, que durante a fala, os profissionais esclareceram os conceitos de violência sexual, abuso sexual e exploração sexual, mostrando como essas violações comprometem o desenvolvimento físico, emocional e social de crianças e adolescentes. Também foi abordada a legislação vigente, incluindo os artigos do Código Penal que tipificam essas condutas como crime, com penas que chegam até 15 anos de reclusão.
Reforçaram ainda os canais de denúncia como o Disque 100, o Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além da importância de cada cidadão estar atento e denunciar sempre que houver suspeita de qualquer tipo de violação.
“Como vereador, manifesto total apoio a essa campanha e reforço meu compromisso com políticas públicas que assegurem proteção, acolhimento e justiça às nossas crianças e adolescentes. Precisamos ser vigilantes, atuantes e conscientes de que o silêncio é cúmplice da violência. Vamos juntos fazer bonito. Denuncie. Proteja. Eduque”, concluiu Cliverson.