O curta-metragem “Intolerantes”, filme produzido pela Maritacaca Produtora, de Areia Branca, foi o único selecionado do Estado do Rio Grande do Norte para compor a grade do Festival AfroEstima que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2025 na cidade de Macapá, no Amapá.
A trama narra os últimos momentos de “Nêga”, uma mãe de santo que está prestes a ter seu barracão destruído pelas chamas do ódio intolerante.
O filme foi produzido por meio de recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo, e é totalmente composto por profissionais de Areia Branca.
Sobre o festival, a organização do evento destaca a relevância da iniciativa para a cena audiovisual negra. Para Rodrigo Aquiles, produtor executivo e um dos idealizadores, o festival representa um novo espaço para narrativas que historicamente tiveram pouca visibilidade. Segundo ele, a população preta e parda corresponde a mais da metade do Brasil, mas os espaços de exibição para essas produções ainda são limitados.
“Intolerantes”
Ficha técnica do filme:
Produção: 3MBeats (Arthur Victor)
Co-produção: Grupo Maritacaca
Produção executiva: Dayane Cassiano
Assistentes de produção executiva: Felipe Nawan e Adriel Siqueira
Roteiro e direção: Jefferson Souza
Elenco: Lidja Fontes e Vaninha Rodrigues
Atores convidados: Abner Souza e Allyerly Dantas
Sonoplastia e Trilha sonora: 3MBeats
Cinegrafia, edição e direção de fotografia: Geraldo Augusto
Registros fotográfico: João Vitor Venâncio
Figurino: Felipe Nawan
Croquis: Lidja Fontes e Maria Eduarda Siqueira
Cabelo e maquiagem: Visually
Apoio: Cantinho da Carne, Carlos Soares e Lívia Costa
Consultoria e agradecimentos: Palácio de FEKÊN KWÊ ÓBÀ DÂN, Casa de Umbanda PAI JOSÉ DE ARUANDA E CENTRO SÃO JERÔNIMO, ILÉ ASÉ DAJÓ ÌYÁ OMÍ SABÀ, Associação de capoeira FILHOS DE ZUMBI, ILÊ AXÉ DAJÓ OBÁ AGANJU, ILÊ OXUM IJIMUM e Professor Adriel Siqueira
Legenda: Dialógica Acessibilidade
Muito bom saber que um filme gravado na nossa região foi escolhido em um ótimo e belo evento tão maravilhoso é importante