Luciano Oliveira - [email protected]

No Legislativo União tem quatro vereadores e PP, dois. Juntos, formariam uma super bancada (Foto: Reprodução/Facebook)

Federação União Brasil e PP une governo e oposição na Câmara de Areia Branca. Será?

Chamada de União Progressista (UP), a recém-criada federação partidária União Brasil e Progressistas (PP) poderá unir (ou não) representantes do governo e da oposição na Câmara Municipal de Areia Branca.

É que o União Brasil, partido do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza”, e do vice-prefeito Manezinho do Mel, detém quatro cadeiras na atual composição da Câmara de Areia Branca, ocupadas pelos vereadores Renan de Lima Souza (presidente da Casa), Sandro Góis, Dácio Filho e Eilson Tavares.

Já o Progressistas (PP), partido da base da ex-prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) e que apoiou a candidatura a prefeito de Dr. Bruno Filho (MDB) em 2024, elegeu dois vereadores: Cliverson Ferreira e Fran Rodrigues, oposição ao atual governo municipal.

Juntos, o União e o PP terão a maior bancada de vereadores na Câmara de Areia Branca, seis no total. Resta saber se o que foi acordado entre União Brasil e PP em nível nacional, vai ser acompanhado em nível municipal.

Atualmente os vereadores progressistas Cliverson Ferreira e Fran Rodrigues mantêm posição de independência na Câmara de Areia Branca. Agora com a aliança União e PP, fica a pergunta: os dois parlamentares atuariam como base do prefeito Souza?

Atualmente, a bancada governista na Câmara conta com seis vereadores, sendo quatro do União e os outros dois do PCdoB e do PV, são eles: André de Dedé e Valdinho do Pipa, respectivamente. A bancada de oposição conta com cinco edis: Alderí Batista, Clécio Rebouças e João de Beguinho, os três do PSDB, e Cliverson e Fran Rodrigues, do PP.

Federação partidária

Federações partidárias são um modelo de aliança que une duas ou mais siglas. As legendas passam a atuar como uma só por no mínimo quatro anos, embora cada uma mantenha sua estrutura partidária. Deve haver alinhamento no Congresso e nas eleições.

A aliança União Progressista deve ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos próximos meses, com validade já a partir de 2026.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade