Sob a gestão do vereador presidente, Renan de Lima Souza (União Brasil), a Câmara Municipal de Areia Branca investe na transição para o sistema de votação eletrônico, proporcionando aos vereadores a capacidade de votar em projetos, requerimentos e indicações de forma mais ágil e precisa. A empresa responsável por essa inovação, Terra-Bit Tecnologia, conduziu um treinamento exclusivo para os parlamentares, a fim de garantir a adoção bem-sucedida desse novo sistema.
O treinamento aconteceu na manhã de terça-feira, 15, após a sessão ordinária da Casa, com a presença de nove dos onze vereadores da atual legislatura. As orientações e simulações de votação e intervenção foram passadas por técnicos da Terra-Bit Tecnologia, tendo à frente o CEO da empresa, José Nilton de Macedo Júnior.
O painel irá mostrar em tempo real o voto e abstenção de cada vereador, além de registrar falas, pedidos de aparte e a pauta das sessões, com os projetos de lei da Ordem do Dia, os que serão encaminhados às comissões e as indicações apresentadas na ocasião.
O presidente da Câmara, Renan Souza, destacou a importância dessa inovação, ressaltando que a implementação do painel digital de votação representa um avanço significativo, tornando o processo legislativo mais transparente e eficiente. “Além disso, a modernização fortalece a relação entre os parlamentares e a população, ao facilitar o registro de votos e a comunicação direta com os eleitores”, pontuou.
No vídeo abaixo, gravado pela equipe da TV Areia Branca, que cobre as sessões da Câmara, José Nilton, da Terra-Bit Tecnologia, explica detalhadamente como o sistema irá funcionar.