No período da quaresma, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa, a Igreja Católica no Brasil, tradicionalmente realiza a Campanha da Fraternidade (CF), que este ano tem como tema: “Fraternidade e ecologia integral” e como lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Desde o seu surgimento na década de 1960, a CF é realizada pelas paróquias de todo o pais, por meio das comunidades, pastorais, movimentos e grupos.
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Areia Branca, vem trabalhando a CF 2025, por meio da realização de uma série de atividades, baseadas no método VER/JULGAR/AGIR. (VER) Reflexão sobre as causas da crise socioambiental (JULGAR) Contemplar a obra criadora de Deus e meditar sobre a missão dos seres humanos de guardar e cultivar a criação e (AGIR) Pensar e realizar ações objetivando a superação da crise socioambiental.
A Pastoral Familiar da paróquia, concluiu na última semana, a Campanha da fraternidade em família. Momentos de oração e reflexão sobre a ecologia integral e o cuidado da criação, que aconteceram em vários bairros da cidade, reunindo dezenas de famílias católicas.

No sábado, 5, membros da equipe da CF e da Pastoral Familiar estiveram na comunidade do Arraial, na Capela de São Francisco de Assis, um santo católico bastante popular e padroeiro de todos os que estudam e trabalham no campo da ecologia. No entorno da capela da comunidade, os agentes de pastoral realizaram um plantio de várias espécies de árvores frutíferas. A atividade contou com a participação de adolescentes da comunidade e da Pastoral Familiar local, que aprenderam na prática sobre a ética do cuidado e a ecologia integral.




Fotos: Cedidas