O embaixador do Brasil no Togo, o potiguar Nei Futuro Bitencourt, morreu nesta sexta-feira, 13, aos 67 anos. A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, que em nota comunicou o falecimento do diplomata ocorrido em Lomé, capital do Togo. A causa da morte não foi divulgada. A notícia é do Novo Notícias, de Natal.
Nascido em 13 de outubro de 1957, em Caicó, Rio Grande do Norte, o Embaixador Nei Bitencourt ingressou no Instituto Rio Branco em 1982. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, obteve o reconhecimento e o apreço de todos os seus colegas, chefes e subordinados.
Antes de ingressar na carreira diplomática, Bittencourt fez duas graduações, engenharia, em 1977, e em jornalismo, em 1981, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Desde 2021, Nei Bitencourt exercia o cargo de Embaixador do Brasil no Togo. Em sua trajetória no Itamaraty, desempenhou funções nas embaixadas em Varsóvia, Tóquio, Londres, Washington e Maputo e no consulado-geral em Barcelona. Foi também Embaixador em Iaundê e Cônsul-Geral em Nagoia.
O ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e a secretária-geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, em nome do Itamaraty, expressaram à família e aos amigos do embaixador Nei Bitencourt as mais sentidas condolências de todos os seus colegas.