O próximo prefeito de Areia Branca só não resolverá o problema da vala que passa por vários bairros do perímetro urbano da cidade, se não quiser. É que a prefeita Iraneide Rebouças (PSDB), que conclui o seu segundo mandato no dia 31 de dezembro, está deixando tudo pronto para a execução da drenagem e saneamento da vala.
Nas últimas décadas o “fim da vala” alimentou o discurso de muitos candidatos a prefeito de Areia Branca. Só promessa em palanque. O assunto (a drenagem da vala) só ganhou força quando a prefeita Iraneide Rebouças assumiu a prefeitura em 2017. Mas a complexidade da obra exigiu tempo para que a gestão pudesse atender às exigências de órgãos ambientais e outros trâmites burocráticos. E não foram poucos.
“Um projeto dessa magnitude, envolvendo 4 mil metros de drenagem de águas pluviais, não é apenas mais uma obra. Trata-se de um empreendimento de extrema complexidade e responsabilidade, que requer planejamento cuidadoso, atenção aos detalhes e, sobretudo, profissionais altamente capacitados”, explica Iraneide Rebouças.
Conforme a prefeita, “profundidade, largura, segurança e respeito ao meio ambiente são elementos cruciais que tornam esse projeto um grande desafio de engenharia. Não é qualquer profissional que consegue conceber e executar algo dessa envergadura. Além disso, tivemos que atender às exigências de órgãos fiscalizadores, como o Idema, para garantir que tudo fosse feito dentro das normas ambientais”.
“Hoje, temos orgulho em dizer que estamos deixando tudo pronto! O projeto está elaborado, a condição financeira está garantida, e o caminho está aberto para que a próxima gestão possa realizar a execução”, afirma Iraneide Rebouças.
A prefeita reafirma seu compromisso com Areia Branca e destaca, mais uma vez, que encerra seu segundo mandato no dia 31 de dezembro deixando as condições necessárias para que a próxima gestão municipal, do prefeito eleito Manoel Cunha Neto, “Souza” (União Brasil), possa executar obras importantes já em andamento, outras licitadas e, a mais importante, a obr5a de drenagem e saneamento da vala, pronta para ser executada.
“Governar uma cidade é quebrar pedra todos os dias. Gostaria de ter feito mais, mas sei que estou entregando a cidade no melhor momento da sua história, bem diferente de como a encontramos quando assumimos o comando administrativo do município. Enfrentamos e vencemos muitos desafios e hoje estamos avançando, com muitas obras em execução e outras já encaminhadas”, reforça a prefeita.
“Esse é o nosso compromisso com Areia Branca: prestar contas à população sobre nossas lutas, nossos desafios e os frutos do nosso trabalho. Nosso objetivo sempre foi o desenvolvimento da cidade e o bem-estar de cada cidadão. Missão cumprida não é sobre quem termina, mas sobre quem se dedica. Quando amamos, cuidamos sem pensar em créditos ou circunstâncias. Fazemos pelo amor, pelo compromisso, pela nossa gente”, conclui a prefeita Iraneide Rebouças.
Fotos: Luciano Oliveira