Luciano Oliveira - [email protected]

Jordan Giovanny de Lima Souza atingiu o percentual classificatório da seleção, que é o primeiro passo para a magistratura (Foto: Cedida)

Areia-branquense obtém êxito em processo seletivo da magistratura concorrendo com mais de 30 mil inscritos

O Exame Nacional da Magistratura (Enam) é o processo seletivo nacional e unificado que confere habilitação para inscrição em concursos da magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, tribunais do trabalho, tribunais militares e tribunais dos estados e do Distrito Federal e dos territórios. Com o Enam, o CNJ busca assegurar que os processos seletivos para a magistratura ocorram de forma a valorizar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação para a magistratura. As provas começaram a ocorrer este ano (2024), uma em cada semestre. No 1º exame, foram homologadas 39 mil inscrições, mas apenas 6.761 candidatos foram aprovados, representando 17% dos participantes.

E, juntando-se a este seleto grupo de habilitados, está o conterrâneo Jordan Giovanny de Lima Souza, atualmente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), lotado em sua cidade, Areia Branca. O jovem, ao tentar neste último domingo, 20, a prova em Natal, com os mais de 33 mil candidatos que se inscreveram para as provas nesta 2ª edição em todo o Brasil, obteve êxito, pois atingiu o percentual classificatório da seleção.

Importante mencionar que o Enam, segundo explicação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, visa selecionar aqueles candidatos que possuem uma visão crítica e humanizada do direito no corpo social. Aliás, para ser um bom juiz/magistrado, não basta decorar leis, mas compreender o papel da justiça na vida de cada um. ((Com informações Agência CNJ de Notícias e Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade