Luciano Oliveira - [email protected]

O lançamento ocorreu durante a abertura do IV Seminário de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio, promovido pela Sesed (Foto: Raiane Miranda)

RN ganha programa de saúde mental para profissionais da segurança pública

Com ética e responsabilidade no debate sobre um dos temas mais sensíveis enfrentados pela sociedade humana, o Governo do Estado lançou na quarta-feira, 18, no Teatro Riachuelo, o programa Escuta Susp, promovido pelo Governo Federal, para cuidar da saúde mental dos profissionais de segurança pública.

A governadora Fátima Bezerra (PT) assinou, ao lado do Secretário Nacional da Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, do Ministério da Justiça, a portaria que estabelece as diretrizes do programa no Rio Grande do Norte, o quarto estado brasileiro a aderir a ação do Governo Federal.

O lançamento ocorreu durante a abertura do IV Seminário de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio, promovido pela Secretária de Segurança Pública (Sesed), por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em parceria com o UNI-RN.

Parceria com Governo Federal

“Esta é mais uma das nossas importantes parcerias com o Governo Federal destinada a cuidar da vida daqueles que cuidam da vida da nossa população. Lutei ainda como parlamentar para a criação do Susp e, com a volta do Presidente Lula, estamos aperfeiçoando esse modelo de governança para a segurança pública”, destacou a governadora na solenidade.

Fátima Bezerra enfatizou também os avanços do Governo do RN na área da segurança. “Antes éramos um dos estados mais violentos da Brasil. Avançamos muito e hoje nos tornamos uma das unidades da federação que mais diminuíram seus índices de violência”, assinalou.

O Secretário Nacional da Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo explicou que o Escuta Susp, é um projeto voltado para a vertente principal do sistema de segurança pública do país. “É um programa destinado ao fortalecimento às pessoas que integram a segurança pública no Rio Grande do Norte, com um serviço de escuta para cuidar da saúde mental dos nossos agentes”.

Durante a abertura do seminário, a governadora Fátima Bezerra realizou a entrega das medalhas Soldado Luiz Gonzaga (Polícia Militar) e Major José Ozias da Silva (Corpo de Bombeiros) às autoridades presentes e de um troféu aos representantes dos estados signatários do protocolo de saúde mental aos agentes de segurança.

Escuta Susap

O Escuta Susp vai disponibilizar atendimento psicológico online com um protocolo específico para os agentes de segurança pública. O programa conta com um investimento inicial de aproximadamente R$ 6,5 milhões, com a oferta de mais de 65 mil consultas em todo o país.

O Rio Grande do Norte, juntamente com os estados de Minas Gerais, Sergipe e mais o Distrito Federal, são pioneiros na implementação do projeto que integra o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). No RN, é destinado a policiais e bombeiros militares, policiais civis e servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia, que representam um público de aproximadamente 12 mil profissionais.

Poderão solicitar atendimento profissionais de segurança pública da ativa que esteja passando por situação de sofrimento psicológico e que não estejam sendo atendidos ou acompanhados de forma presencial.

Os atendimentos psicológicos podem ser agendados pelo link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/escuta-susp.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade