A Justiça Eleitoral aprovou as candidaturas de apenas dois candidatos a prefeito de Areia Branca até o início da noite deste domingo, 8. Os nomes de Dr. Bruno Filho (PSDB) e Pedro do Atum (Republicanos) são os únicos com situação deferida pela Justiça Eleitoral.
Conforme os dados oficiais do DivulgaCand (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais) plataforma do TSE que homologa os nomes dos candidatos às Eleições de 2024, o candidato Souza Neto (União Brasil) teve o pedido de registro de candidatura indeferido.
Quanto aos candidatos a vereador, todas as 67 candidaturas já foram julgadas e habilitadas para concorrer a uma das 11 cadeiras do Legislativo areia-branquense, no pleito do dia 6 de outubro.
Enrolado
Condenado pela Justiça por ato de improbidade administrativa e inelegível por seis anos, o ex-deputado Souza Neto tenta reverter a situação que o impede de concorrer à Prefeitura de Areia Branca. Para isso, teve que admitir publicamente que praticou atos ilícitos quando foi prefeito do município, causando enormes prejuízos aos cofres públicos.
O ex-prefeito firmou um acordo judicial com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) se comprometendo a devolver quase R$ 1,5 milhão ao município. Este acordo marca um esforço do Ministério Público em recuperar os valores desviados, promovendo uma resposta célere ao dano causado ao município. O montante recuperado será destinado ao município de Areia Branca e parte será direcionada à reforma do Comando-Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Esse acordo ainda será submetido a julgamento no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) podendo ser homologado, ou não.