Sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra as mulheres é o principal objetivo da Campanha Agosto Lilás. Em Areia Branca, as ações estão sendo desenvolvidas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres
Ao longo do mês de agosto, uma equipe de profissionais está realizando visitas às unidades de saúde do município, levando material informativo e abordando as mulheres que ali se encontram na busca de sensibilizá-las sobre violência doméstica e sobre os equipamentos sociais que podem auxiliá-las.
A equipe também está visitando empresas sediadas do município, levando palestra sobre o tema. Uma dessas visitas foi à empresa Intersal (foto), que administra o Terminal Salineiro de Areia Branca.
Para a secretária municipal da Mulher, Mônica Melo, essas visitas, principalmente às unidades de saúde, estão sendo extremamente necessárias para o fortalecimento da rede de proteção à mulher vítima de violência. “Esse estreitar de laços faz com que a vítima se sinta mais acolhida”, destacou.
O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo Governo Federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil.
A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.
Fotos: Cedidas