Luciano Oliveira - [email protected]

A Secretaria Municipal de Cultura sediará o evento (Foto: Luciano Oliveira)

Areia Branca realiza 1ª Conferência Municipal LGBTQIA+ para debater políticas públicas de diversidade

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Juventude, realizará a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queres, Intersexos, Assexuais e Outras. (LGBTQIA+), que tem como tema “Construindo a Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”.

A conferência acontece nos dias 26 e 27 de julho, na Secretaria Municipal de Cultura, e busca propor diretrizes e implementar políticas públicas que combatam a discriminação e promovam os direitos humanos e a cidadania das pessoas LGBTQIA+. Este evento representa um marco significativo na luta pela igualdade e pelo respeito à diversidade.

Este é um importante passo rumo à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O evento é a instância máxima de participação popular e também tem como foco discutir, avaliar e propor políticas públicas de atendimento a esse público, considerando sua diversidade.

Programação

Dia 26/07/2024
. 18h às 19h – Credenciamento
. 19h às 19h30 – Mesa de Abertura
. 19h30 às 20h20 – Palestra Magna: Marcus Venicius Filgueira de Medeiros

Marcus Venicius Filgueira de Medeiros – graduado em Letras (língua portuguesa e respectivas literaturas), pós-graduação em Psicologia Escolar e da Aprendizagem e em Docência do Ensino Superior. Mestre em Ciências Sociais e Humana (Uern), escritor e contador de história. Autor de oito livros literários, artigos científicos para revistas e capítulos de livros. Pesquisador na área de cultura popular, identidade de gênero e orientações sexual.

. 20h20 às 21h – Palestra Magna: Kyara Almeida

Kyara Almeida – Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora efetiva do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Membro do Programa de Pós-Graduação em História (ProfHistória-Uern) e do Programa de Pós-Graduação Cognição, Tecnologias e Instituições. Atualmente coordenada o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH Semiárido-Ufersa
A). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS).

É membro do Arquivo Lésbico Brasileiro, do Museu Bajubá, da Rede de Historiadoras/es LGBTQIA+, e da Rede Latino-americana de Arquivos, Museus, Acervos e Investigadores LGBTQIA+ (AMAI-LGBTQIA+). Suas publicações mais recentes são: “Metodologias no Ensino de Ciências Humanas e Sociais: diálogos entre arte e Educação do Campo”, no livro Educação para cuidar e saúde mental para aprender: ações e reflexões no momento presente (EdUFERSA, 2023); “COVID-19 e as políticas públicas de cultura e artes: uma visão do Sul Global, na Revista Todas as Artes-Revista Luso-Brasileira de Arte e Cultura (2023); “Valente que só o cão”, “Sim, eu sou uma lésbica!”: lesbianidades no cordel e no romance”, no livro Novas Fronteiras das Histórias LGBTI+ no Brasil” (Editora Elefante, 2023); ““Pela desgraciosidade do belo e a elegância e distinção do feio”: as (im) possibilidades do desejo e do amor entre mulheres a partir das narrativas de Cassandra Rios (1970-1980)”, no livro [Re]Existências LGBTQIA+ e feminismo na ditadura civil-militar e na redemocratização no Brasil (EdUFAL, 2023)

. 21h – Coffee break

Dia 27/07/2024

. 8h às 12h – Grupos de Trabalhos

Eixo 1: Enfrentamento à violência LGBTQIA+
Eixo 2: Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+
Eixo 3: Interseccionalidade e internacionalização
Eixo 4: Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

. 12h às 13h – Almoço
. 14h às 16h – Plenária Final
. 17h – Formação da Comissão Provisória de Institucionalização do Conselho
. 17h30 – Eleição dos delegados para Conferência Estadual.
. 18h – Encerramento no Beco da Arte.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade