Luciano Oliveira - [email protected]

A autora/aniversariante Dedezinha e sua obra

Livro “Dedezinha, entre prosas e poesias” é lançado durante comemoração do aniversário da autora

Durante uma festinha familiar para comemorar o aniversário de 75 anos de Maria José Saraiva, mais conhecida como Dedezinha, na tarde desta quinta-feira, 18, em Areia Branca, foi lançado seu primeiro livro intitulado “Dedezinha, entre prosas e poesias”.

O título do livro sintetiza o conteúdo da obra literária, uma mistura de tudo, de rimas, versos, recortes do cotidiano em família, vida e sentimentos que se resumem numa palavra: amor!

Na prática, a apresentação do livro nesta quinta, foi mais um ingrediente em um momento festivo vivido em família. Embora não tenha sido concebido com o propósito de se tornar um fenômeno de vendas, haverá, sim, um lançamento oficial da obra. Afinal, “Dedezinha, entre prosas e poesias” é mais um produto genuinamente da terrinha que já revelou incontáveis talentos nas diferentes vertentes culturais da cidade.

Um fato relevante nessa história, é que o livro tem prefácio do advogado Jordan Giovanny de Lima Souza, o Dr. Jordan Souza, que é neto da autora! Então, que o próprio faça a apresentação da obra de estreia da avó Dedezinha no universo literário.

Prefácio

O livro de Dedezinha mistura prosas e poesias, como diz o título. A autora brinca entre versos rimados e, outros, sem essa preocupação. Entre relatos e pensamentos sobre temas diversos, posiciona-se sobre o que é e o que não chegou a ser. Está entre as palavras ditas e as entrelinhas. Fala de si, de sua família, de algumas histórias, mas trazendo, como fator comum em basicamente todos os textos, o “amor” como tema central.

Norteada por esse sentimento, ela se vê menina, mãe, mulher, amiga, avó e, sempre, apaixonada. Unindo simplicidade nas palavras, seus relatos carregam a emoção de alguém que teve muita fé em Deus para superar os desafios da vida.

Importante dizer, também, que este livro foi construído ao longo do tempo, principalmente como forma dela externalizar suas angústias, suas memórias e seus desejos.

A escrita, assim como lhe serviu na mocidade para fazer seus primeiros registros do que sentia em coração virgem, nunca lhe soltou a mão. A cada ano que se passava, nesses últimos cinco, ia escrevendo, com ou sem tanta inspiração (como ela dizia), até que, sem esperar, reuniu páginas suficientes para perfazer este livro.

Despretensiosamente, Dedezinha deu a luz ao seu terceiro filho e, ao mesmo tempo, ao seu quinto neto, o qual já nasce com 75 anos de vivências. Organizado por Ketry, editado por Hosana e corrigido por mim, eis uma prova viva de que não há limites para concretizar seus sonhos, cuja realização de mais um faz-se na concepção deste livro.

Parabéns, mãe/vó.

Jordan Giovanny de Lima Souza – neto da autora

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade