Seguindo a tradição, foi aberta na sexta-feira, 12, a 216ª edição da Festa de Sant’ana de Currais Novos com a realização da missa do vaqueiro e da Cavalgada de Sant’ana. O presidente da Assembleia Legislativa, curraisnovense Ezequiel Ferreira (PSDB) participou da cavalgada ao lado de familiares e amigos. O evento abre as celebrações em homenagem à padroeira da cidade.
“Tradicionalmente a Cavalgada une a fé e a renovação da crença em dias melhores. Este é um momento de muito orgulho para a população de Currais Novos e todo o povo seridoense. São momentos que fazem parte da história e da cultura do povo potiguar. É de encher o coração de orgulho e satisfação presenciar a grande participação popular nesta festa que preserva os costumes do sertanejo”, disse Ezequiel.
Após a missa celebrada pelo padre Claudio Dantas, no Centro de Exposições, centenas de cavaleiros seguiram até o Centro da cidade, onde outros cavaleiros se somaram à comitiva, e se deslocaram para a Matriz de Sant´Ana, onde receberam as bênçãos. Em seguida a comitiva voltou ao Centro de Exposições. Pelas ruas da cidade, milhares de pessoas aguardavam a passagem dos cavaleiros e da imagem peregrina de Sant´Ana, que abria a cavalgada no carro do Corpo de Bombeiros.
A Festa de Sant’Ana, que culmina com a grande procissão pelas ruas de Currais Novos, no dia 26, é composta por uma vasta programação social e religiosa e em 2024 promete ser uma das maiores já realizadas.
História
A Cavalgada de Sant’Ana reconta a história do nascimento de Currais Novos, quando em 26 de julho de 1808, a esposa do Capitão-Mor Cipriano Lopes Galvão, Adriana de Holanda e Vasconcelos, conduziram em procissão a imagem de Sant’Ana (trazida de Recife), ao lado de sua família, criados e amigos, da comunidade Totoró até a capela – hoje Matriz de Sant´Ana.
Fotos: João Gilberto