O cantor Zé Vaqueiro e sua esposa, Ingra Soares, comunicaram na madrugada desta terça-feira, 9, o falecimento de seu filho caçula, Arthur, de apenas 11 meses. O bebê, que lutava contra a síndrome de Patau desde o nascimento, faleceu em decorrência de uma disfunção múltipla dos órgãos.
Arthur nasceu no dia 24 de julho de 2023 e foi diagnosticado com esta condição genética rara que causa diversos problemas de saúde. Apesar dos desafios, o pequeno guerreiro lutou bravamente pela vida e chegou a ir para casa em maio deste ano, após nove meses internado. Infelizmente, no dia seguinte, ele sofreu uma parada cardíaca e retornou ao hospital.
A síndrome de Patau, também conhecida como trissomia do cromossomo 13, é uma condição genética causada por um erro na divisão celular que resulta em uma terceira cópia do cromossomo 13. Essa anomalia genética provoca diversas malformações e problemas de saúde graves, como no sistema nervoso, cardíaco e em outros órgãos.
Segundo a geneticista Cristiana Libardi da Universidade de Fortaleza (Unifor), a síndrome de Patau é uma doença rara que afeta cerca de um em cada quatro mil nascidos vivos. “É uma condição complexa que exige acompanhamento médico especializado e suporte multiprofissional para garantir a melhor qualidade de vida possível aos pacientes”, explica a especialista.
Em um comunicado oficial, os pais de Arthur expressaram sua profunda dor e agradeceram o amor e as orações que o filho recebeu durante sua curta vida. “Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto estava entre nós”, escreveram Zé Vaqueiro e Ingra Soares. (Com informações Jetss).