Luciano Oliveira - [email protected]

Plenário do Legislativo areia-branquense (Foto: Arquivo/Luciano Oliveira)

Câmara de Areia Branca poderá ter renovação histórica nas eleições deste ano

A Câmara Municipal de Areia Branca poderá ter renovação histórica nas eleições de 6 de outubro deste ano, considerando que quatro dos 11 vereadores atuais estão fora da disputa pela renovação do mandato. Isso significa que quatro caras novas já estão garantidas na legislatura 2025-2028.

Não concorrem à reeleição as vereadoras e os vereadores Fátima Luz (PSDB), Rebeca Melo (PSB), Celso Uchôa (PL) e Kinho de Beguinho (PSDB), sendo que este é pré-candidato a vice-prefeito na chapa majoritária do governismo encabeçada pelo pré-candidato a prefeito, Bruno Filho (PSDB).

Excluindo esses quatro vereadores, a situação pode melhorar (ou não) para os outros sete parlamentares que tentam permanecer na Casa: Alderi Batista (PSBD), que concorre ao nono mandato consecutivo, Chiquinho da Redonda (PSDB), Clécio do Hospital (PSDB), Waguinho Tavernard (PSDB), Dácio Filho (União Brasil), Renan de Dijalma (União Brasil) e Sandro Góis (União Brasil). Os quatro primeiros integram a bancada governista e os três últimos, são oposição ao atual governo.

Existe a possibilidade de mais um vereador, seria o quinto, não concorrer à Câmara Municipal. Seria o atual presidente do Legislativo areia-branquense, Renan de Dijalma, que tem o seu nome cotado para disputar a prefeitura pela oposição. Mas o próprio já afirmou que pretende mesmo é tentar a renovação do mandato de vereador. Embora deixe nas entrelinhas que se o cavalo passar selado…

Lideranças políticas locais, pré-candidatos novatos e ex-vereadores que estão na luta para voltar à Câmara, com quem o site tem conversado, fazem as contas e arriscam uma projeção: dos sete que estão na disputa, entre dois ou três poderão ficar de fora da próxima legislatura. Lembrando que nas duas últimas eleições municipais (2016 e 2020) a renovação na Câmara foi de seis vereadores. Ou seja, seis caras novas entre eleitos e reeleitos nos dois pleitos eleitorais.

Essa projeção tem por base o grande número de pré-candidatos novatos a vereador com potencial de votos. Mas urna é uma caixinha de surpresas. E considerando a distância para o pleito de 6 de outubro, muita coisa ainda poderá acontecer.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade