A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a vacinação contra a dengue para o público com idade entre 4 e 59 anos.
A mudança de faixa etária, já em vigor a partir desta segunda-feira, 22, segue o limite especificado na bula da vacina, que é dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade. Todas as pessoas vacinadas nesse novo esquema terão sua segunda dose garantida.
Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação temporária das doses para o novo público segue a quantidade das vacinas disponíveis nas unidades de saúde e são referentes aos imunizantes recebidos no primeiro lote da vacina Qdenga (TAK-003), com validade até 30 de abril.
Quem não pode se vacinar: gestantes; lactantes; menores de 4 anos; maiores de 60 anos; imunossuprimidos.
Documentos que devem ser apresentados no ato da vacinação: cartão de vacinação e cartão do SUS; menores de idade devem estar acompanhados de um responsável maior de idade.
Morte por dengue
O Rio Grande do Norte registrou a primeira morte causada por dengue em março de 2024 e a confirmação da causa se deu em abril pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
A vítima é uma mulher de 21 anos que morava em Itaú. Segundo a família, ela era saudável e não tinha problemas de saúde. O laudo do óbito informa que a morte foi causada por “dengue hemorrágica” e “distúrbio hidroeletrolítico” – o que ocorre quando a pessoa perde grandes quantidades de líquidos e eletrólitos.