Prefeituras do interior do Rio Grande do Norte foram os grandes destaques na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), cuja premiação ocorreu em cerimônia na quarta-feira, 17, no Holliday Inn, na zona Sul de Natal. O objetivo é enaltecer iniciativas de fomento nos municípios potiguares. Foram inscritos 45 projetos de 34 prefeituras do estado em nove categorias. Entre os destaque estão as cidades de Acari e Messias Targino, que venceram em duas categorias, cada.
Além dessas, foram premiadas as cidades de Janduís, Tibau, Baraúna, Macaíba, São Paulo do Potengi, Angicos, Lajes, Fernando Pedroza e Pedro Avelino. O prêmio foi dividido nas categorias Sala do Empreendedor, Cidade Empreendedora, Compras Governamentais, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Turismo e Identidade Territorial, Empreendedorismo Rural, Governança Territorial, Inclusão Produtiva e Empreendedorismo na escola. “Não é um trabalho individual, é em equipe. Inscrevemos dois projetos por acreditarmos neles, com a coleta seletiva, a sustentabilidade e o trabalho de meio ambiente nas escolas numa perspectiva também de empreendedorismo e reciclagem”, explicou Fernando Bezerra, prefeito de Acari.
Ele venceu nas categorias Sustentabilidade e Meio Ambiente e Empreendedorismo Rural e ressaltou que, no meio rural a aposta da sua gestão tem sido na revitalização do algodão e na psicultura da criação de peixes em tanques. “A prefeitura foi para dentro com toda a equipe e sempre procuramos imprimir esse ritmo de empreendedorismo e colaboração na cidade”, disse.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora celebra mais de duas décadas de reconhecimento aos municípios que contribuem para um ambiente econômico mais próspero e inclusivo. Esta iniciativa enfatiza a colaboração essencial entre o Sebrae e os governos locais para impulsionar transformações significativas e duradouras. Prefeitos e prefeitas são incentivados a superar abordagens tradicionais e engajar suas comunidades, exercendo sua liderança de forma responsável e criativa.
“Os prefeitos e prefeitas sabem que o apoio à pequena empresa e ao empreendedorismo podem resolver problemas e apoiar o desenvolvimento de suas cidades”, enfatizou o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo.
Ele ressaltou ainda que o prêmio simboliza o compromisso do Sebrae. “O compromisso com o desenvolvimento econômico local e reforça nossa parceria com os municípios na criação de um ambiente propício para o empreendedorismo, gerando renda e oportunidades”, acrescentou.
Segundo a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Cátia Lopes, o prêmio tem impacto significativo no dia a dia dos municípios uma vez que incentiva as gestões a promoverem ações em várias frentes do empreendedorismo.
“Cada uma dessas categorias contribui para a melhoria do ambiente de negócios, do empreendedorismo e da vida do cidadão e torna o município mais atraente para viver, empreender e gerar renda e tendo a prefeitura como parceiro principal para construir esse ambiente junto aos empreendedores. O impacto é direto na vida das pessoas”, comentou.
Todos os vencedores da etapa estadual do Rio Grande do Norte avançarão para competir em suas respectivas categorias na etapa nacional do prêmio, cuja premiação deve acontecer em junho, em Brasília (DF).
Femurn: quem ganha são os moradores
Para o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora cria uma competição “saudável” entre as prefeituras no Estado.
“O Sebrae quando criou esse prêmio fez com que surgisse uma competição boa para os municípios que querem inovar, que buscam entregar a sociedade uma administração de qualidade. Nessa competição saudável quem ganha são os moradores das cidades”, disse ele. “Quando se inova, quando se cria políticas de acessibilidade para serviços públicos, é algo salutar e importante para o desenvolvimento regional de nossas cidades”, acrescenta.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, destacou a iniciativa do Sebrae em mais uma edição do evento. A prefeitura da capital venceu o prêmio em uma das categorias em 2022. “Essa iniciativa do Sebrae merece destaque pelo incentivo ao empreendedorismo em cada comunidade local. São as prefeituras que estão presentes e sabem da realidade e de como incentivar os que querem empreender”, comentou.
De Currais Novos, que venceu nos dois anos anteriores, o prefeito Odon Junior, também destacou a iniciativa. “Na hora que temos uma instituiçã de muita credibilidade como o Sebrae, que incentiva os pequenos negócios no nosso país, atestando um projeto que apresentou resultados para o desenvolvimento dos municípios e pequenos negócios, é uma chancela importante que os gestores estão seguindo o caminho do empreendedorismo e geração de oportunidades”, disse ele.
Vencedores
– Sala do Empreendedor: Tibau
– Cidade Empreendedora: Messias Targino
– Compras Governamentais: Janduís
– Sustentabilidade e meio ambiente: Acari
– Turismo e Identidade Territorial: Messias Targino
– Empreendedorismo Rural: Acari
– Governança Territorial: Angicos, Lajes, Fernando Pedroza, Pedro Avelino
– Inclusão Produtiva: Baraúna
– Empreendedorismo na escola – São Paulo do Potengi
Com informações Tribuna do Norte