As duas únicas mulheres com mandato na Câmara Municipal de Areia Branca, não farão parte da próxima legislatura. As vereadoras Fátima Luz (PSDB) e Rebeca Melo (PSB) decidiram não concorrer às eleições deste ano.
Rebeca Melo e Fátima Luz estarão apoiando o pai e o esposo, respectivamente (Foto: Reprodução/CMAB)
Fátima Luz, que exerce o primeiro mandato, abriu mão de tentar a reeleição em favor do esposo, ex-vereador Nazareno Lemos (PSDB), que trabalha seu retorno à Câmara. Ele exerceu seis mandatos consecutivos de vereador, dando uma pausa em 2016, quando lançou o filho Samuel Lemos na disputa, saindo vitorioso. Samuel parou no primeiro mandato, optou por dar continuidade ao seu trabalho na área da educação. Foi a vez de Fátima Luz entrar na disputa, em 2020, conquistando o mandato. A exemplo do filho Samuel Lemos, ela não concorrerá a um novo mandato.
Já Rebeca Melo, depois de dois mandatos consecutivos, abrirá espaço para o seu pai, o ex-vereador Roberto Gonçalves (União Brasil), tentar voltar à Câmara Municipal. Em 2016, Roberto Gonçalves cedeu sua vaga à filha, que estreou na política com o pé direito.
Kinho de Beguinho é pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Bruno Filho, à Prefeitura de Areia Branca (Foto: Reprodução/CMAB)
Além das duas vereadoras, um terceiro edil não disputará o pleito eleitoral deste ano. É Ruidenberg Ferreira Souto Filho, “Kinho de Beguinho” (PSDB), que é pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual vice-prefeito, Dr. Bruno Filho (PSDB), à Prefeitura de Areia Branca, pelo sistema governista.
Para os ex-vereadores que tentam retornar à Câmara e para os novatos que buscam conquistar o primeiro mandato, a boa notícia é que, de cara, existem três vagas em aberto na composição dos 11 vereadores que serão eleitos e reeleitos para a legislatura 2025-2028.