As praças do Pescador e da Sesitec receberam lixeiras novas para que as pessoas que estejam passando pelos locais possam fazer o despejo correto do seu lixo. Inclusive, em uma delas, as lixeiras foram colocadas abaixo da câmara de monitoramento para identificar possíveis casos de depredação ou de roubo.
Conforme a Prefeitura de Areia Branca, as lixeiras seguem o padrão do Conselho Nacional do Meio Ambiente, representadas por diferentes cores.
Vermelha para plásticos:
* Garrafas PET
* frascos de shampoo e condicionador
* embalagens de produtos de limpeza
* sacolas plásticas
* embalagens não metalizadas de alimentos
* canetas,
* e até mesmo escovas de dentes podem ser descartadas nesse lixo
Azul para papel:
* Jornais
* revistas
* folhas de caderno
* sulfite
* papéis de presente
* caixas de papelão
* cartolinas, etc
Contudo, papel vegetal, papel celofane, papel carbono, etiquetas e adesivos, papel higiênico, lenços e guardanapos não podem ser reciclados.
Verde para vidro:
* Copos
* travessas
* frascos de remédios e perfumes
* garrafas e potes podem ser descartados nesse lixo
É importante se atentar para o descarte de vidros quebrados, sempre que esse for o caso, o ideal é colocar os cacos em embalagens plásticas resistentes e sinalizar possíveis acidentes. Lâmpadas não são recicláveis, lojas que vendem esse material devem possuir postos de coleta para o descarte correto.
Amarela para metais:
* Embalagens de produtos enlatados como latas de milho, molhos, sucos, refrigerantes, cervejas, entre outros produtos.
Agulhas, clips, grampos e esponjas de aço não são recicláveis.
“Manter a cidade limpa é obrigação de todos. Se cada um fizer a sua parte, não teremos lixo solto pelas ruas contribuindo também para o bom funcionamento da rede de drenagem, principalmente em dias de chuva. E ainda ajuda no combate à dengue!”, orienta a Diretoria de Gestão Ambiental do município.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca