Luciano Oliveira - [email protected]

Selena Maria Custódio de Souza, 10 anos de idade, foi a primeira criança areia-branquense a tomar a vacina contra a dengue (Foto: Assessoria de Comunicação - PMAB)

Prefeitura de Areia Branca amplia vacinação contra dengue para faixa etária de 10 aos 14 anos

A Prefeitura de Areia Branca ampliou a oferta de vacinação contra a dengue para adolescentes. A partir de agora a faixa etária é de 10 aos 14 anos em todas as unidades de saúde do município.

O início da vacinação pela faixa etária de 10 a 11 anos foi uma estratégia que permitiu que mais municípios recebessem as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. A escolha pelo início da imunização nas crianças dessa faixa etária, também foi baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa de 10 a 14 anos.

O esquema vacinal Qdenga é composto por duas doses do imunizante com intervalo de três meses entre elas. Para se imunizar, é necessário levar cartão de vacinação, estar acompanhado de um responsável maior de idade e apresentar comprovante de residência.

O que é a dengue?

O vírus é transmitido para humanos por meio da picada de mosquitos fêmea infectados, que podem contaminar com quatro sorotipos virais diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, cuja prevalência pode variar de acordo com a localidade e estações do ano.

Qual a composição da vacina da dengue?

A Qdenga é um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado, mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nos casos de infecção pela dengue.

Como foi o processo de aprovação do imunizante no Brasil?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina em março de 2023, com base em estudo feito com mais de 28 mil pessoas, incluindo crianças e adultos. A concessão permite a comercialização do produto no Brasil, desde que sejam mantidas as condições aprovadas. Os efeitos da vacina continuarão sendo monitorados, sob responsabilidade da empresa fabricante e com acompanhamento do Ministério da Saúde.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade