A 3R Petroleum, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RN) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), lança projeto de capacitação profissional no Rio Grande do Norte, oferecendo 382 vagas para cursos gratuitos na área de óleo e gás. As oportunidades são destinadas aos municípios de Mossoró, Alto do Rodrigues, Macau, Pendências, Guamaré e Ponta do Mel, em Areia Branca.
Os cursos técnicos terão início em janeiro de 2024, voltados para pessoas a partir de 18 anos com experiência mínima no setor. Os cursos de capacitação começarão em novembro deste ano, sendo o curso de organização realizado na Mossoró Oil & Gas, no Expocenter da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), na terça-feira, 21. As inscrições foram realizadas no início do mês.
Ao longo de dezembro e janeiro, serão abertas vagas para outras formações, totalizando 15 cursos gratuitos, a maioria não exigindo experiência no setor ou formação escolar superior ao Ensino Fundamental.
As turmas visam formar mão de obra para a indústria petrolífera, oferecendo cursos como Operador de Sonda, Operador de Retroescavadeira, Operador de Campo e de Estação, Operador de Sala de controle e Soldagem em Alto do Rodrigues, e Mecânico de Selo em Macau.
A Capacitação em Mossoró inclui Técnico em Instrumentação, Técnico em Automação, Torneiro CNC e Mecânico de Manutenção (Usinagem), com inscrições previstas para dezembro. Os detalhes devem ficar atentos aos editais divulgados pelo Senai e pelo IFRN Macau.
Cursos oferecidos pela parceria com o Senai-RN:
Operador de Sonda
Operador de Retroescavadeira
Operador de campo e de estação
Soldador de chaparia
Operador de sala de controle
Mecânico de Selo
Usinagem CNC
Mecânico de Manutenção (Usinagem Convencional)
Técnico em instrumentação Industrial
Técnico em Automação Industrial
Cursos oferecidos pela parceria com o IFRN Macau
Propriedades e processamento do petróleo
Bombas, compressores e eletro-eletrônica
Elevação Artificial do Petróleo
Instrumentação e medição aplicada a Indústria do Petróleo
Tubulações Industriais aplicadas ao Petróleo
Com informações Agora RN