Durante a campanha Novembro Azul a Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando exames de PSA nas zonas urbana e rural.
Para recolher o sangue é necessário apresentar a ficha Gal (entregue na unidade básica de saúde) e a cópia do Cartão SUS, RG e CPF.
Os pacientes da zona urbana realizam a coleta de sangue no laboratório do Hospital Sara Kubistchek. Já para os pacientes da zona rural, a coleta é realizada na própria UBS da comunidade.
O que é PSA?
Antígeno prostático específico, ou PSA, é uma proteína produzida exclusivamente pela próstata e liberada na corrente sanguínea podendo ser mensurado por meio de exame laboratorial.
O exame é uma pequena amostra de sangue que é retirada para análise. A dosagem vai avaliar a quantidade de antígeno presente na corrente sanguínea. Os valores encontrados podem variar de homem para homem. O PSA é uma parte do processo para acompanhar a possibilidade ou o descarte da hipótese de um câncer de próstata.
Para quem já está com o câncer diagnosticado, o PSA vai cumprir importante papel de orientar o médico sobre a necessidade de realizar mais exames e decidir sobre o tipo de tratamento.
Além disso, o PSA representa a melhor forma de monitoramento após uma cirurgia para retirada da próstata.
Avaliação urológica completa
A partir dos 40 anos, até mesmo quando o homem não tem sintomas miccionais (dificuldade de urinar, diminuição no jato de urina, micção mais vezes, dor ou queimação durante o ato de urinar e sangue na urina, etc), recomenda-se a rotina urológica periódica no intuito de identificar e tratar doenças em estágio precoce.
Além do PSA, que é um dos primeiros testes para acompanhar a saúde da próstata, o urologista também vai realizar avaliação clínica, que inclui o exame físico dos órgãos genitais e o toque retal. No exame digital pode ser avaliado características da próstata, como nódulos, tamanho e consistência da glândula.