A Semana do Mar 2023 de Areia Branca chegou ao terceiro e último dia nesta sexta-feira, 27, com visita ao Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-Uern), que abriu as portas do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, localizado na praia de Upanema, para que os alunos da rede municipal de ensino pudessem acompanhar o trabalho de reabilitação dos animais marinhos acolhidos e tratados no local. A visita foi em duas turmas. Uma pela manhã e outra no horário da tarde.
A Semana do Mar foi aberta na noite de quarta-feira, 25, com o Cinema na Praia para os estudantes das escolas públicas de São Cristóvão, Redonda e São José.
No segundo dia da programação, na quinta-feira, 26, os alunos da Escola Municipal Francisco da Borja, da comunidade de Ponta do Mel, participaram de uma aula de campo sobre a fauna e a flora durante um passeio pelo Rio Ivipanim, com avistação e informações sobre as aves nativas da região.
A balsa percorreu o espaço caracterizado por ser o berçário destes animais, ressaltando assim, a importância de preservar esse bem natural precioso. As crianças prestaram bastante atenção às explicações dos biólogos e geólogos.
Um dos presentes, o menino Júlio César, contou sua experiência ao resgatar um peixe-boi que ele encontrou encalhado na praia de Ponta do Mel. O animal, que recebeu o nome de Arapuá, está sendo tratado no Centro de Reabilitação do PCCB-Uern. Nesta sexta-feira, Júlio César teve a oportunidade de rever o mamífero durante a visita às instalações do local.
“Estava anoitecendo quando eu vi, a gente ligou para o Ibama e foi legal ajudar. Estava ansioso para ver ele de novo, fazia tempo que não o via”, disse o estudante, animado.
Uma realização da Prefeitura de Areia Branca, a Semana do Mar deste ano contou com o apoio também da empresa Voltalia e da ONG Parceiros do Mar. “A programação foi destinada este ano para os alunos da zona rural costeira. O que as crianças estão aprendendo aqui vão repassar o conteúdo em casa para os pais e irmãos. Isso é muito gratificante”, explicou a diretora de Gestão Ambiental do município, Mirela Cymara.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca