A Câmara Municipal de Apodi, cidade da região Oeste Potiguar, aprovou um projeto de lei na semana passada que autoriza a apreensão de animais em situação de rua. A proposta, de autoria do vereador Charton Rêgo (MDB), segue agora para análise do prefeito Alan Silveira (MDB), que pode sancionar ou vetar.
O projeto de lei estabelece que animais abandonados na zona urbana de Apodi deverão ser levados por fiscais da prefeitura para a zona rural. Caso invadam novamente a cidade, serão apreendidos. Os proprietários terão oito dias para recuperar o animal, pagando multa. No período em que estiver de posse da prefeitura, o animal deverá ser alimentado e não poderá passar por nenhuma modalidade de maus-tratos.
Caso não seja feita a retirada em oito dias, a lei define que o animal passará por uma avaliação. Se estiver doente, será abatido. Se estiver saudável e for domesticável, segue para doação responsável por pessoas ou empresas habilitadas junto ao município.
Por fim, se estiver saudável e for apropriado para consumo humano (como bois, galinhas e bodes), o animal é abatido e a carne segue para escolas e creches do município.
“Todo ano aqui nós estamos destinando dinheiro pra castração. Com essa lei aqui em ação, junto com as castrações, aí sim nós vamos apresentar uma solução para a população. Porque se a gente ficar todo ano castrando, castrando, castrando uma parte desses animais, e outra dando cria, dando cria, dando cria, vai ficar ‘rodando no 8’ eternamente. A gente já sabe qual é o problema e tá na hora de resolver”, justificou o vereador, durante a sessão que aprovou o projeto.
O projeto recebeu a oposição de alguns movimentos de cuidados aos animais da cidade, e o parlamentar ainda foi sarcástico em comentários nas redes sociais. “No caso de um bode desse, eu adoraria levar para a minha panela”, completou. (Com informações Portal 98 FM Natal).
Piada de mau gosto isso?
Esse projeto vai para o L i X o junto com esses e s d r u x u l o s
Absurdo total e uma desumanidade além de um retrocesso. Existem formas inteligentes e conscientes do controle de reprodução animal. Campanhas de conscientização da população em parceria com o poder público, desde que, os políticos realmente queiram e sejam mais “humanos”🙏🏼
O problema tem que ser resolvido com leis rígidas, com (cadeia) aos responsáveis por esses animais, e não cometendo outro crime contra esses pobres inocentes!
Então, a solução é essa? ASSASSINAR vidas inocentes, ao invés de fazer a castração em massa? Esse é o exemplo que o RN nos mostra? Pois é…como vocês são “evoluídos”!! Tenho nojo e vergonha dessa…”gente”!!!
Ao invés de fazer projetos para castração quer assassinar animais de rua e ainda dar essa carne para crianças q absurdo!
Que absurdo. É muita selvageria
qual seria o motivo pra matar esses animais de rua, eles não fazem nada com nós seres humanos.
os mendigos também moram na rua e agente não mata eles, né? para com esse fogo vereador.
Desnecessário…
Desnecessário está bosta seus gays
Isso é um projeto absurdo!!!
É, assim acontece quando não se tem política de fertilidade humana. Com animais também, só que eles não pensam e nem votam, muito menos têm voz. Já fizeram alguma política de CONTROLE DE NATALIDADE???? CLARO QUE NÃO.
É MUITO FÁCIL MATAR SERES INDEFESOS
Essa lei não pode existir tirar a vida só deus pode isso e uma vergonha
Absurdo daqui a pouco,ele fará uma lei para abater TB os moradores de rua.
Vereador está correto quanto a lei, apesar de não simpatizar com o mesmo, apoodi está ficando imundo de animais de rua doente e debilitados, oferecendo risco de zoonose para toda população, no terminal Turístico Calsadao as pessoas que defende de goela, são quem vem soltar os animais prejudicando donos de bares e clientes, a verdade é que ongs vaomser contra pois querem verbas para castração.