Luciano Oliveira - [email protected]

A feira, que está completando 30 anos, deve movimentar cerca de R$ 80 milhões e contar com um público de 30 mil pessoas

Expofruit: maior evento da fruticultura do Brasil e da América Latina começa nesta quarta em Mossoró

Feira deve movimentar cerca de R$ 80 milhões e contar com um público de 30 mil pessoas (Foto: Robson Carvalho)

Maior e principal evento da fruticultura no Brasil e na América Latina, a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), vai reunir toda a cadeia produtiva do setor numa edição histórica em que completa 30 anos de realização. O evento acontece de 23 e 25 de agosto, na Estação das Artes e na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), em Mossoró.

Tendo como tema “A riqueza das nossas frutas conquistando o mundo”, a feira este ano ganhou um incremento no número de estandes, 420 no total, todos ocupados por diversas instituições públicas patrocinadoras e apoiadoras do evento e por empresas nacionais e multinacionais ligadas ao setor frutícola.

Nos três dias de evento a expectativa é movimentar cerca de 80 milhões em negócios e receber um público de cerca de 30 mil pessoas. A programação terá como destaque novas tecnologias utilizadas na fruticultura e diversas abordagens sobre os cultivos praticados na região.

“Teremos uma edição histórica e estamos muito entusiasmados com a Expofruit que este ano contará com a participação de representantes de 16 países, a maior em toda a história da feira. Estamos em plena safra, período ideal para avaliar cenários, estabelecer relacionamentos e prospectar negócios, além de propiciar aos compradores a chance de ver a fruta no ambiente em que é produzida. Mais uma vez traremos inovação para a feira com a apresentação de vários produtos inspirados na biotecnologia, que vão nos levar a produzir frutas cada vez mais saborosas, com melhor qualidade, mais seguras e com vantagens competitivas comercialmente”, afirma Fábio Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex-RN), entidade organizadora da feira.

Novas tecnologias e foco no Semiárido

A programação científica ocorrerá na Universidade Federal do Semiárido ( Ufersa) e começa nesta quarta-feira, 23, a partir das 8h, no Auditório Amâncio Ramalho, com uma novidade: o Painel Empresarial. Um espaço para que expositores e patrocinadores apresentem seus produtos e serviços. Entre as apresentações estarão nomes como: Banco do Nordeste, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Ufersa, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), entre outras. A tarde será realizada a Reunião do Comitê Permanente da Cajucultura, organizada pelo Sebrae-RN.

No segundo dia de evento, pela manhã, a programação se volta para o Fórum da Fruticultura – Inovação e Perspectiva com temas que abordarão a mecanização e automação na fruticultura com a Embrapa, comercialização de hortaliças e frutas com o Sebrae/GO e um panorama e as perspectivas na exportação da fruticultura com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

À tarde, os olhares se voltam para o Seminário da Cajucultura – Estratégias e Oportunidades que apresentará os potenciais e desafios para o cultivo do caju em palestras com profissionais da Embrapa Agroindústria Tropical, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e do Instituto Caju Brasil, culminando com uma mesa-redonda que incluirá produtores do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Piauí.

Fábio Queiroga, presidente do Coex-RN, entidade organizadora da feira (Foto: Fábio Queiroga)

Na sexta-feira, 25, ocorre o Seminário Fruticultura: Oportunidades para o Semiárido que terá palestras abordando várias culturas como: pitaya, cacau, umbu-cajazeira (cajarana) e caju com pesquisadores da Ufersa, Instituto Agropolos e Embrapa Agroindústria Tropical. A programação do dia também inclui uma visita técnica ao campo na Fazenda Experimental Rafael Fernandes, da Ufersa.

A programação ainda contará com o Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada – CFO/CFOC para diversas pragas, que será promovido pelo IDIARN, no período de 22 a 25 de agosto, e é destinado a engenheiros agrônomos.

Para fazer as inscrições na programação científica basta acessar o link: https://digital.rn.sebrae.com.br/loja. Já a inscrição no curso Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para CFO/CFOC pode ser realizada no site www.idiarn.rn.gov.br.

“A Expofruit é o principal e mais importante evento de fruticultura irrigada do Brasil e muito importante também para a economia do RN, além de ser responsável por trazer um grande número de visitantes para Mossoró e assim movimentar a economia local. É um momento para que toda a cadeia produtiva se reúna e mostre seus produtos, serviços e inovações para o setor. A feira está completando 30 anos e o Sebrae/RN, que sempre foi parceiro desde o começo da feira, celebra junto essa trajetória de sucesso. Para essa edição construímos uma programação com temas pertinentes ao cenário da fruticultura como automação, inovação e tecnologias de potencial econômico para o Nordeste”, explica Franco Marinho, Gestor de Fruticultura do Sebrae/RN.

Já a reitora da Ufersa, Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, destaca a parceria da instituição com a feira e o trabalho realizado pela universidade na elaboração de palestras com temas inovadores para a agricultura da região e do Brasil. “Mais uma vez a Ufersa participará dessa grande feira que é a Expofruit, uma iniciativa que há três décadas projeta Mossoró, o RN e o semiárido brasileiro para o mundo. Vamos colocar à disposição toda a nossa infraestrutura, espaço físico, corpo docente, discente e técnico-administrativo para que a Expofruit 2023 se consagre um grande sucesso não apenas comercial, mas também no campo da ciência, da pesquisa e da inovação”.

Feira expõe produtos e serviços

A exposição de produtos e serviços ligados à cadeia produtiva da fruticultura acontecerá durante o período noturno do evento, das 18h às 23h, na Estação das Artes. É totalmente aberta ao público e tem entrada gratuita.

O melão continua sendo o carro-chefe da produção frutícola da região (Foto: Robson Carvalho)

O espaço contará com uma área total de 15 mil m2 e o maior número de estandes desde o início da feira, serão 420. “Concluímos a venda de todos os estandes duas semanas antes do evento, o que já adianta o sucesso que esperamos nesta edição de 30 anos de Expofruit, em que nos consolidamos como a maior feira do segmento do Brasil e também da América Latina. Teremos estandes com mais de 250 expositores dos mais variados setores ligados à cadeia produtiva da fruticultura, sendo 60% deles de empresas multinacionais, e uma estrutura mais moderna, confortável, ampla e interativa”, afirma João Manoel, diretor comercial da Expofruit.

Entre as empresas expositoras haverá desde produtores locais a grandes multinacionais que de diversos segmentos como: empresas de sementes e insumos agrícolas; de pesquisas e tecnologia para o campo; sistemas e produtos para irrigação; embalagens e lonas; consultorias; de logística marítima, terrestre e aérea; implementos e máquinas agrícolas; caminhões e vans para transporte, bancos, instituições públicas, produtores, insumos biológicos, de tecnologia, portos, energia renováveis, entre outras.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade