O Processo de Escolha Unificado dos Conselhos Tutelares do Rio Grande do Norte será realizada no dia 1º de outubro de 2023 e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) prestará o apoio fornecendo urnas eletrônicas para que haja a votação eletrônica em 20 dos 167 municípios de todo o Estado.
Além de Areia Branca, haverá votação eletrônica nos municípios de Apodi, Assú, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Nova Cruz, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Touros.
No primeiro semestre do ano, o TRE-RN realizou reuniões virtuais com a finalidade de instruir os membros das Comissões Especiais Eleitorais (CEE’s), dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, sobre como procederem à agregação das seções eleitorais e dos locais de votação que estarão disponíveis para receberem os votos dos eleitores dos novos membros do Conselhos Tutelares, que exercerão seus mandatos de 2024-2028.
Além do empréstimo e preparo dos equipamentos, a Justiça Eleitoral também auxiliará no treinamento das pessoas que trabalharão com as urnas, suporte técnico e na definição dos locais de votação.
As eleições dos conselheiros tutelares ocorrem a cada quatro anos. Em 2023, o pleito está previsto para 1º de outubro, com a eleição de mais de 30 mil conselheiros. Os conselhos municipais da Criança e do Adolescente são os responsáveis pelo processo.