
Uma das festas populares mais conhecidas do Brasil, o Festival de Parintins começa nesta sexta-feira, 30, e segue até o domingo, 2. O evento, que teve uma pausa de dois anos em razão da pandemia, voltou a ser realizado em 2022.
O festival conta com a disputa entre os dois bois Garantido e Caprichoso, e atrai visitantes de diversas partes do mundo. O evento já se tornou um dos principais acontecimentos culturais do país.
Em 55 edições, o Garantido foi campeão por 32 vezes, enquanto o Caprichoso venceu 24. O Boi azul é o atual campeão. Em 2000, houve empate.
Conhecido também como Ópera Amazônica, o Festival de Parintins acontece em um grande teatro a céu aberto, o Bumbódromo. O nome do evento vem do lugar onde a festa ocorre: a ilha de Parintins, distante 420 quilômetros de Manaus. Ele se baseia em uma rivalidade surgida há quase cem anos, quando dois grandes grupos – os bois – começaram a representar o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão. No Amazonas, a festa incorporou lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular da região.

O Festival de Parintins surgiu em 1965 como forma de arrecadar fundos para a construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo no município amazonense. A primeira edição foi realizada em 1966 e o campeão foi o Boi Garantido. Atualmente, a festa acontece no último final de semana do mês de Junho (sexta, sábado e domingo), no Bumbódromo, uma arena em formato de boi dividida em azul e vermelho.
Os protagonistas da festa se chamam Caprichoso, boi azul da estrela na testa, Garantido, boi vermelho, simbolizado pelo coração. O primeiro se intitula “Boi da Cultura Popular”, enquanto o outro se orgulha de ser o “Boi do Povão”. Em 55 edições do festival, o Garantido foi campeão por 32 vezes, enquanto o Caprichoso venceu 24. Em 2000, houve empate.
Cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar em cada noite. Entre os espetáculos de cada bumbá, há um intervalo de 45 minutos. O festival que se inicia às 21h (horário de Brasília) e termina por volta de 2h30min da madrugada. A ordem de apresentação em cada noite é sorteada dias antes da disputa.

Cada boi escolhe um tema para defender nas três noites festival. Para 2023, o Caprichoso levará ao Bumbódromo “O Brado do Povo Guerreiro”, já o Garantido, “Garantido Por Toda a Vida”. O tema é dividido em três partes e o bumbá apresenta um em cada noite. Os assuntos abordados em cada tema e subtema tem a ver com a cidade de Parintins, o estado do Amazonas e a cultura da região.
Para ilustrar musicalmente o tema, os boi-bumbás lançam, anualmente, um álbum com em média vinte toadas (músicas). Durante o espetáculo, no entanto, o boi é livre para utilizar toadas tanto de anos anteriores como do álbum atual.

Com informações SRzd