Luciano Oliveira - [email protected]

Agente retira pneus velhos e outros recipientes que acumulam água e podem se transformar em criadouro para o mosquito

Agentes de Endemias realizam ação de combate à dengue nas comunidades de Garavelo II e III

Agente verifica pneus velhos e outros recipientes que acumulam água e podem se transformar em criadouro do mosquito

Os Agentes de Controle de Endemias realizaram, na manhã desta quinta-feira, 20, uma ação de combate à dengue com tratamento da água nas comunidades de Garavelo II e III, área de assentamentos do município de Areia Branca.

O trabalho, desenvolvido em conjunto pelas Secretarias de Saúde e de Agricultura, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos, tem como objetivo eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti por ser o vetor de transmissão e prevenir a doença depende da interrupção do ciclo de vida do transmissor, impedindo a disseminação da doença.

Para se reproduzir, o mosquito Aedes aegypti utiliza todo o tipo de recipiente capaz de acumular água: garrafas e embalagens descartáveis, latas, vasos de plantas, pneus, plásticos, entre outros. Itens de uso corriqueiro encontrados nos quintais das casas ou incorretamente depositados a céu aberto, em terrenos baldios e em lixões.

As visitas às residências da zona rural serve para inspecionar e melhorar as condições de saúde da comunidade, por meio de cadastro em programas de saúde e orientações de como evitar os criadouros Aedes aegypti. Em muitos casos, agentes de controle de endemias desempenham o papel importante de orientar as famílias em relação à prática de higiene, limpeza do terreno ou da área.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade