Luciano Oliveira - [email protected]

na UBS Dr. Raimundo Fernandes

Dia da saúde masculina em Ponta do Mel teve avaliação e solicitação de exame PSA e atualização do cartão de vacina

A ação foi realizada na UBS Dr. Raimundo Fernandes

“Homem se cuida sim” e, no dia da saúde masculina em Ponta do Mel, os pescadores realizaram avaliação e solicitação do exame PSA para o início das investigações de doenças da próstata, colocaram a vacina em dia na UBS Dr. Raimundo Fernandes.

Após se servirem de um café da manhã, acompanharam vídeos e palestras sobre a importância da conscientização no combate ao câncer de próstata.

O encontro aconteceu dentro da campanha Novembro Azul, desenvolvida pela Prefeitura de Areia Branca, e contou ainda com a presença também de funcionários de empresas que atuam na região.

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

Novembro é o mês dedicado à orientação sobre o câncer de próstata. Por ano, são 61.200 novos casos da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Como todo tipo de câncer, quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de cura. Estima-se que as taxas de cura sejam acima de 90 a 95% quando o tumor está em estágio inicial.

Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade