Por Luciano Oliveira
Organização, segurança e ambiente adequado garantiram o sucesso da terceira edição do Festival do Atum do Rio Grande do Norte – De Areia Branca para o mundo, que começou no sábado, 12, e encerrou na segunda-feira, 14.
As duas edições anteriores do evento aconteceram na cidade com enorme sucesso. Mas nada comparado ao que se viu nos últimos três dias na praia de Upanema, o local escolhido pela Prefeitura de Areia Branca para sediar o festival este ano.
Se todos os caminhos levam ao mar, a escolha da orla marítima para a realização do Festival do Atum acertou na “mosca”. Por ser a praia mais próxima da zona urbana, Upanema possui todos os ingredientes para receber grandes eventos festivos, a exemplo do carnaval que tem como ponto de partida do famoso circuito praia-centro (agora circuito pôr do Sol) o local onde foi montada a estrutura do festival.
E, diga-se de passagem, a estrutura da praia de Upanema melhorou muito na gestão da prefeita Iraneide Rebouças (PSDB). Deixou de ser a praia onde se ia esporadicamente “tomar umas e outras” com a galera, para se tornar o point de pessoas de todas as idades, em especial as famílias. A iluminação de Led (perfeita) predominante em todo o município, fez com que o visitante (e os próprios areia-branquenses) vissem a praia com outros olhos. Uma redescoberta, digamos.
Sobre o festival, a programação bem elaborada elevou o conceito de Areia Branca às alturas, ponto alto na exaltação e promoção de um peixe que tem nas águas do município um dos maiores cardumes do Rio Grande do Norte. A diversidade da programação deu a oportunidade aos visitantes de conhecer a variedade gastronômica que é possível confeccionar com atum. Assegurando diversidade e riqueza na apresentação da espécie, desde os pratos mais típicos ou simples, até às opções e sabores mais arrojados e inovadores.
No popular, a prefeita Iraneide Rebouças deve estar com o sorriso de “orelha a orelha”. Ela e os agentes envolvidos direta e indiretamente perante um evento que, mais do que marcante, tem reflexos na economia local e definitivamente consolida Areia Branca como a “Capital Estadual do Atum”.
Foi tudo perfeito. Que venha a quarta edição!
Nas fotos abaixo, momentos marcantes da festa.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca